Home BACANA NEWS MPF recomenda que UFPA mude forma de divulgação de resultado do processo seletivo

MPF recomenda que UFPA mude forma de divulgação de resultado do processo seletivo

MPF recomenda que UFPA mude forma de divulgação de resultado do processo seletivo

Foto: Cristino Martins/OLiberal

Por G1 Pará

O Ministério Público Federal (MPF) e a Defensoria Pública da União (DPU) enviaram à Universidade Federal do Pará (UFPA) uma recomendação para que a instituição adote outra forma de divulgação do resultado do processo seletivo. De acordo com a recomendação, a UFPA deve adotar uma forma mais “clara e adequada” na divulgação dos dados, apresentando ao público as pontuações máximas e mínimas dos cursos de acordo com o resultado final do processo seletivo.

Segundo o MPF, a recomendação foi enviada à universidade no dia 23 de junho. O órgão ouviu candidatos que acreditavam acreditavam haver falhas na distribuição das vagas e solicitando apuração. O MPF chegou a instaurar um procedimento para apurar as denuncias e constatou que, de fato, não há erro na distribuição das vagas do processo seletivo.

No entanto, o MPF afirma que há uma “grande confusão” causada por conta do modelo de divulgação adotado pela UFPA. Segundo o órgão, a universidade não presta informações claras e causa equívocos na interpretação dos resultados.

De acordo com a Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão, a forma de divulgação do resultado também dificulta a fiscalização do processo seletivo. Segundo órgão, o modelo inviabiliza o controle dos atos administrativos pela comunidade acadêmica e pelos candidatos, gerando transtornos também para a universidade.

O MPF informou que a UFPA tem o prazo de 15 dias para se manifestar sobre a recomendação. Caso não haja resposta no prazo estabelecido, o MPF disse que pode tomar as medidas judiciais cabíveis.

Questionada sobre a recomendação, a UFPA informou que vai responder a questão no processo.