Morre Andy Rourke, baixista da banda The Smiths, aos 59 anos

Foto: Getty

O baixista do The Smiths, Andy Rourke, morreu aos 59 anos após uma “longa” batalha contra o câncer de pâncreas. Seu ex-companheiro de banda, Johnny Marr, anunciou a trágica notícia no Twitter esta manhã, descrevendo Rourke como um ‘músico extremamente talentoso’.

“É com profunda tristeza que anunciamos a morte de Andy Rourke após uma longa doença com câncer pancreático. Andy será lembrado como uma alma gentil e bonita por aqueles que o conheceram e como um músico extremamente talentoso pelos fãs de música. Pedimos privacidade neste momento triste”, escreveu em comunicado.

Um dos músicos que acabou forjando todo um estilo músical nos anos 1980, Rourke, junto com o baterista Mike Joyce, forneceu a famosa ‘cozinha’ rítmica forte e melódica que caíram como uma luva para os acordes da guitarra de Marr, fazendo dos Smiths uma das bandas mais influentes da década.

O músico foi homenageado por grandes nomes da cena musical que compartilharam palcos e estúdios ao longo de sua carreira. “Ah cara. Descanse em paz Andy Rourke. Um total único – um baixista raro cujo som você pode reconhecer imediatamente. Lembro-me tão claramente de tocar aquele Barbarism break repetidamente, tentando aprender o riff e me maravilhando com esse funk de aço conduzindo a faixa”, escreveu o guitarrista do Suede, Mat Osman. “Andy era um músico excelente e um cara adorável. Ainda não consegui ler nenhuma outra notícia sobre detalhes, mas envio minhas mais profundas condolências e pensamentos a seus amigos e familiares”, lamentou o produtor musical Stephen Street, que trabalhou com a banda.

Rourke demonstrou paixão pela música desde cedo e aprendeu violão aos sete anos. Ele conheceu Marr aos 11 anos, com os dois estabelecendo um vínculo e tocando juntos em suas guitarras na sala de música de sua escola. Depois de deixar a escola aos 15 anos, Rourke formou The Smiths em Manchester com Marr, Morrissey e o baterista Mike Joyce em 1982. O grupo se tornou um ícone do rock alternativo britânico, com sucessos como “This Charming Man”, “Heaven Knows I’m Miserable Now” e “Big Mouth Strikes Again”.

A banda lançou quatro álbuns e conquistou três sucessos no top 10 entre 1982-1987, antes que uma disputa sobre os royalties de seu repertório levasse a uma amarga disputa legal.

Por MONET