Ministro Luís Roberto Barroso palestra para alunos da Escola Estadual Visconde de Souza Franco, em Belém

Nesta terça-feira, 01, mais de 200 estudantes da rede estadual de ensino participaram de um encontro com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Luís Roberto Barroso.

No encontro, os estudantes participaram de uma palestra com o tema “Como Fazer Diferença para Si Próprio, para o Brasil e para o Mundo”, na Escola Estadual Visconde de Souza Franco, em Belém. 

Foram abordados assuntos sobre cidadania, justiça e democracia. O evento faz parte de uma série de encontros que Barroso tem promovido com estudantes de vários Estados para propor uma reflexão sobre valores, integridade e conhecimento, passando pela proteção da democracia, ética na revolução tecnológica e pelas mudanças climáticas.

“Sou uma pessoa convencida de que a educação básica é a coisa mais importante na vida de um país. E, eu sempre vou a uma escola pública de Ensino Médio para fazer um discurso motivacional sobre a importância dos valores, do conhecimento, do desejo de progredir e de compreender o que vai pelo mundo”, disse o ministro.

“Eu acho que a deficiência na educação básica foi o que nos atrasou na história. Então, esse é um momento decisivo na vida deles, já que é um estímulo que permanece na escola, exaltando o papel do conhecimento e enfatizando a importância da igualdade e a importância de você ter planos na vida e procurar realizá-los, sonhar grandes. Isso é tipicamente um discurso motivacional para jovens no final da adolescência”, continuou.

Foto: Eliseu Dias / Ascom Seduc