Foto: Agência Brasil/Arquivo
Pesquisa global revela que 47 milhões de brasileiros desejam empreender, colocando o país em segundo lugar no ranking, atrás apenas da Índia.
Cerca de 50% da população adulta brasileira (18 a 64 anos) deseja ter um negócio próprio nos próximos três anos, segundo o Monitor Global de Empreendedorismo (GEM 2024), realizado pelo Sebrae em parceria com a Anegepe. O número chega a 47 milhões de pessoas, posicionando o Brasil como o segundo país com mais potenciais empreendedores, atrás apenas da Índia (163 milhões), que tem uma população seis vezes maior.
Pelo segundo ano consecutivo, “fazer a diferença no mundo” foi apontado como a principal motivação dos empreendedores iniciais (negócios com até 3,5 anos de operação), superando razões como falta de empregos ou busca por alta renda.
De acordo com Décio Lima, presidente do Sebrae, o empreendedorismo é um sonho do brasileiro, mas depende de políticas públicas eficazes para se consolidar. “A cooperação entre Estado e setor privado é essencial para impulsionar negócios prósperos e o desenvolvimento econômico”, afirmou.
A pesquisa também mostrou que “ter seu próprio negócio” é o terceiro maior sonho dos adultos (34%), atrás apenas de “comprar a casa própria” e “viajar pelo Brasil”. O GEM 2024 ouviu 2 mil brasileiros e 58 especialistas, consolidando-se como a principal referência global em estudos sobre empreendedorismo.
(Fonte: GEM 2024 / Sebrae)