O manto que cobre a Imagem Peregrina de Nossa Senhora para o Círio 2023 foi apresentado em Belém, na Basílica Santuário totalmente lotada desde o início da tarde. O manto é um dos mais importantes símbolos da Festividade de Nazaré.
Todos aguardavam ansiosos para a peça criada pela estilista Lele Grello, desenhada pelo artista plástico Odair Mindello. O manto tem o verde como tom predominante, e será utilizado nas romarias da Festividade.
Inspirado na temática do Círio 2023, “Maria, sinal de esperança para o povo de Deus em caminho”, e no centenário da Basílica Santuário de Nazaré, o manto deste ano traz a simbologia dos dois temas.
Tem destaque para as ramificações que representam os mosaicos da Basílica, trabalhado em cristais incolores para simbolizar a luz, e no verde da esperança. Traz ainda a flor de lótus, esculpida no teto do templo religioso, símbolo da Trindade Divina.
Na parte posterior do manto, contornado de cristais e madrepérola, o elemento central é o sol, a Estrela da Manhã, um dos títulos de Maria, com 12 pontas de cada lado, também simbolizando o Antigo e o Novo Testamento e as 24 horas do dia. No centro do sol está o Coração Imaculado de Maria, cercado de rosas.
Acima, Maria e suas virtudes nos apresenta o Céu e a Trindade Santa. Abaixo, o brasão de Dom Alberto Taveira Corrêa, arcebispo metropolitano de Belém, que neste ano celebra 50 anos de ordenação sacerdotal. O broche da frente do manto apresenta o selo comemorativo do Centenário do Título Basilical da Basílica Santuário de Nazaré.
Foto: Rodrigo Pinheiro / Ag.Pará