Home DESTAQUE Maluf tem mandato cassado

Maluf tem mandato cassado

Maluf tem mandato cassado

A Mesa Diretora da Câmara dos Deputados anunciou nesta quarta-feira 22 a cassação, por unanimidade, do mandado de deputado de Paulo Maluf (PP-SP). Condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) pelo crime de lavagem de dinheiro a 7 anos, 9 meses e 10 dias de prisão, atualmente ele cumpre prisão domiciliar.

Em dezembro do ano passado Maluf (PP-SP) se entregou à Polícia Federal, em São Paulo, um dia depois de o ministro Edson Fachin, do STF, determinar o início imediato do cumprimento de sua pena por lavagem de dinheiro.

Maluf foi condenado em maio de 2017 em um processo aberto a partir das investigações de corrupção e desvio de dinheiro das obras da avenida Água Espraiada (atual avenida Roberto Marinho), construída por um consórcio das empreiteiras OAS e Mendes Júnior em sua gestão na Prefeitura de São Paulo (1993 a 1997).

Leia também: Maluf é condenado a 7 anos e 9 meses por lavagem de dinheiro

Por conta deste mesmo episódio, Maluf também era denunciado por corrupção, mas o crime prescreveu, então o julgamento por este crime não ocorreu. A lentidão da Justiça brasileira ficou escancarada graças a esse caso. Enquanto acumulava recursos por aqui, Maluf está, desde 2010, na lista de procurados da Interpol.

O deputado foi incluído no sistema de alerta vermelho pela Procuradoria de Nova York, com ordem de prisão válida para 181 países, porque parte do dinheiro desviado na construção da avenida passou pelo sistema bancário norte-americano antes de chegar no paraíso fiscal de Jersey, próximo à Inglaterra.

*Com informações da Agência Câmara