Mais de 300 ações integradas foram realizadas pela Operação Curupira no Pará

A “Operação Curupira” chega aos 150 dias de atuação no enfrentamento a ilícitos ambientais, registrando mais de 300 ações integradas. Já foram apreendidos mais de 200 maquinários usados em garimpos e efetuadas 35 prisões em flagrante pelas equipes que atuam nas três bases integradas.

A primeira foi instalada em fevereiro deste ano no município de São Félix do Xingu, e nas demais nos municípios de Novo Progresso e Uruará, na região Oeste. 

A operação foi deflagrada pelo Governo do Pará, por meio das secretarias de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) e de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), em conjunto com as forças de segurança pública e órgãos de fiscalização.

Dentre as ações realizadas diariamente pelos órgãos de segurança e fiscalização, na última quarta-feira (12) mais seis áreas de garimpo foram fiscalizadas na Área de Proteção Ambiental (APA Triunfo do Xingu), onde uma área foi embargada após apresentar extração mineral sem licença ou autorização do órgão ambiental.

Portanto, foram lavrados os termos de apreensão e depósito, e embargado o local. Ainda durante as incursões, em uma residência próxima, foram apreendidas duas espingardas calibre .16 e quatro munições do mesmo calibre. 

Foto: Ascom Segup