Mais de 2 mil quelônios são soltos em Senador José Porfírio

Em Senador José Porfírio, no sudoeste paraense, mais de 2 mil quelônios, entre tartarugas-da-amazônia, tracajás e pitiús foram soltos no Refúgio de Vida Silvestre (Revis) Tabuleiro do Embaubal.

A iniciativa faz parte do Projeto Tartarugas do Xingu, uma ação desenvolvida pela empresa Norte Energia, em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio).

Funcionários da empresa concessionária e a imprensa local foram convidados a participar dessa experiência e conhecer de perto todo o processo, desde a postura dos ovos até a retirada dos ninhos e a soltura dos filhotes no rio.

Durante a programação, os participantes se envolveram em uma gincana, na qual aprenderam mais sobre as espécies que desovam no Revis Tabuleiro do Embaubal.

O Projeto Tartarugas do Xingu continua também no próximo final de semana, com a expectativa de reintegrar à natureza cerca de 20 mil filhotes.

Até o final de 2023, a previsão é que 600 mil tartarugas sejam soltas no local, contribuindo para a preservação da biodiversidade. Essa ação contribui para a conservação das três espécies e para a manutenção do equilíbrio ecológico do rio Xingu, entre outros.

Foto: Vinícius Leal / Ascom Ideflor-Bio