Foto: Reprodução
Por REDEPARÁ
Com uma postagem impulsionada em seu perfil no Facebook, o Magazine Luíza deu, esta semana, mais um passo na estrada que vem pavimentando para uma chegada segura ao mercado paraense, porta de entrada para a Amazônia. Essa estrada começou a ser construída em maio deste ano, quando o grupo adquiriu o controle de 48 lojas do Armazém Paraíba localizadas no Pará e no Maranhão.
No início de agosto, em visita ao prefeito de Belém e ao governador do Pará, a presidente do conselho de administração, Maria Luíza Trajano, confirmou o plano de investimento do Magazine no estado, anunciando a abertura de 52 lojas e de um grande centro de distribuição em 32 cidades paraenses. O movimento do Magazine Luíza em direção ao Pará vai gerar 2 mil empregos até 2020. De cara, foram abertas 1 mil vagas, metade delas já preenchida, a outra metade em fase de seleção para contratação até o final de setembro.
O mês que vem será marcado pela abertura simultânea de dezenas de lojas, repetindo a estratégia tsunami que a companhia usou na sua chegada a São Paulo. “Vamos fazer uma grande inauguração no mês de setembro”, confirmou Júlio Pereira à REDEPARÁ. Ele é um dos diretores que estão à frente do projeto. A abertura das lojas nas cidades paraenses acontece no mesmo período em que o grupo decidiu desovar os estoques. Setembro é também o mês escolhido para a black friday brasileira – a Semana do Brasil, idealizada pelo governo federal, que coincidirá com a Semana da Pátria.
A soma dessas três circunstâncias – inauguração, Semana do Brasil e queima de estoque – deve resultar em uma série de promoções agressivas, capazes de seduzir o consumidor paraense pela vantagem dos preços. Isso tudo alguns dias antes do Círio de Nazaré, uma data que sempre inspira mais ofertas.
Na postagem do Facebook, feita na quinta-feria (28), o texto é dirigido aos paraenses, mas não se trata de um novo perfil. O link remete à página oficial da empresa, revelando que houve um impulsionamento estratégico para essa publicação. “Agora, o Magalu chegou aqui no Pará, gente! Curte a minha página no Facebook pra ficar sabendo de todas as promoções e novidades! E olha que são muitas, viu?”, diz o texto, acompanhando um banner com a frase: “Toca o carimbó, prepara o tacacá, que o Magazine Luíza chegou ao Pará”, buscando um repertório com identidade paraense.
Os funcionários já selecionados para a loja de Santa Izabel do Pará, empolgados, fizeram um perfil próprio e publicaram um vídeo com jingle, em que aparecem cantando e dançando e que está fazendo sucesso nas redes sociais. Veja:
Agora só falta revelar a data da inauguração. A expectativa já está criada e o caminho para estabelecer um bom relacionamento com os consumidores locais está pavimentado. Com mais de mil pontos de venda instalados no país e um preço de mercado que se valorizou 100 vezes em três anos, chegando a 40 bilhões de reais, o Magazine Luíza só precisa, agora, colher os frutos dessa expansão rumo à Amazônia, com a possibilidade de transformar o modelo de negócios do varejo local.