Lista dos 10 municípios que mais desmataram a Amazônia não tem cidades do Pará

O sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (Deter), de alertas de desmatamento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), informou que o Pará não possui nenhum município na lista dos 10 que mais desmataram a Amazônia no mês de fevereiro de 2023.

A análise considera os anos de 2020, 2021, 2022 e 2023. Na lista dos que mais desmataram a Amazônia estão municípios dos Estados do Mato Grosso, Amazonas e Roraima. As informações foram divulgadas no sábado (11), pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas).

Há pelo menos três anos, o Pará se encontrava no topo do ranking, sempre entre os 10 que mais desmatavam. Em fevereiro de 2020, o Estado ocupou o segundo, terceiro e sétimo lugar com os municípios de Novo Progresso, São Félix do Xingu e Altamira, respectivamente.

No ano seguinte, três municípios voltaram a constar na lista dos 10 mais: Altamira, em terceiro lugar; Jacareacanga em sexto e Novo Repartimento, em décimo lugar. Em 2022, Novo Progresso ficou na segunda posição, São Félix do Xingu em terceiro e Altamira em sétima posição.

A saída histórica dos municípios paraenses do ranking dos que mais desmatam comprova a eficácia das medidas integradas e permanentes desenvolvidas por meio da Operação Curupira. A iniciativa fortalece as ações já realizadas pela Operação Amazônia Agora, a partir da instalação de bases fixas em municípios onde concentram-se os maiores indícios de ilícitos ambientais, entre eles, o desmatamento. 

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil