O Reino Unido teve as últimas horas cheias mudanças rápidas. Já tomou posse como novo primeiro-ministro do país, horas após a apuração mostrar uma vitória arrasadora do Partido Trabalhista, o líder da legenda, Keir Starmer. Ele teve uma reunião com o rei Charles 3º.
Recebeu o convite para formar um governo e, em seguida, se dirigiu para o número 10 de Downing Street, a residência do primeiro-ministro e sede do governo. Em seu primeiro discurso, Starmer disse que “o trabalho de mudança começa imediatamente” e que o país precisa de um ‘reset’ nacional. “Está muito claro que todos neste país precisam de um grande ‘reset’, uma redescoberta de quem somos”, disse.
“Não importa quão fortes são as tempestades da história, uma das maiores forças de nossa nação sempre tem sido nossa capacidade de navegar para águas mais calmas”, discursou. O novo premiê buscou também um discurso de conciliação.
Prometeu governar para todos e fez elogios às conquistas do ex-premiê Rishi Sunak, que deixou o cargo. Os trabalhistas conquistaram 412 dos 650 assentos do Parlamento britânico. Os conservadores, que estavam no poder desde 2010, levaram 121, uma queda de 250 posições.
O partido Liberdade Democrática ficou com 71 assentos, e outras legendas levaram 44 vagas. Starmer tem 61 anos, começou a disputar eleições depois dos 50, após uma carreira bem-sucedida como advogado de direitos humanos. Ele nasceu em Londres, em 1962, e cresceu em Surrey, no sudeste do país.
Seu pai era operário em uma fábrica e a mãe, enfermeira. Ele estudou direito em Leeds e Oxford. Em 2008, foi nomeado chefe do Crown Prosecution Service, espécie de ministério público do país. Ele ficou no cargo até 2013.
No ano seguinte, foi condecorado como cavaleiro, pelos bons serviços prestados. Em 2015, foi eleito deputado pela primeira vez e recebeu a nomeação de ministro do interior paralelo, responsável por fazer oposição ao governo em temas como imigração. Ele também foi ministro paralelo sobre o brexit, e defendia um novo referendo.
Foto: instagram Keir