Foto: Reprodução / Instagram
Rick Leventhal decidiu deletar suas fotos fantasiado como Alec Baldwin no Halloween deste ano. O jornalista americano havia gerado revolta nas redes sociais pela escolha do traje, que vem menos de duas semanas após o ator de 63 anos matar a diretora de fotografia Halyna Hutchins com um disparo ocidental no set do filme western ‘Rust’.
Nas imagens controversas, que haviam sido compartilhadas no Instagram, Leventhal aparecia com uma roupa de caubói ao lado de sua esposa, Kelly Dodd, que optou por usar vestimentas típicas de povos indígenas na América do Norte. “Kelly celebrou sua origem nativo-americana e eu celebrei o grande ator de cinema americano Alec Baldwin”, o ex-correspondente da Fox News havia escrito na legenda do post, que logo chamou atenção na internet.
Muitas pessoas apontaram que a fantasia do jornalista era ofensiva, e a criticaram no campo de comentários da publicação. “Eu sou um conservador e geralmente apoio você e Kelly, mas isso é de mau gosto… Tenho certeza que você não estaria se vestindo assim se fosse sua filha quem levou um tiro”, disse um fã, enquanto outra seguidora afirmou: “Desculpe-me, mas isso é de mau gosto. Vamos lá, uma pessoa perdeu a vida”.
Em comunicado divulgado pelo site Page Six nesta segunda-feira (1º), Leventhal explicou que havia decidido se vestir como Baldwin “no último minuto”, e admitiu: “De forma alguma eu estava tentando ofender ninguém, exceto Alec Baldwin. Ele é um idiota e merece todo o furor que está tendo”.
No entanto, em uma nova declaração publicada pelo veículo americano nesta terça-feira, o jornalista de 61 anos disse que optou por deletar as fotos por respeito à família de Halyna Hutchins, que deixou seu marido um filho de nove anos. “As pessoas distorceram nossas roupas e intenções de maneiras que nenhum de nós poderia ter imaginado e encheram nossa página de ódio”, afirmou Leventhal.
Ele acrescentou: “Removemos o post em respeito às famílias das vítimas e só espero que a cultura do cancelamento não cancele o Halloween na próxima vez”.
Essa não é a primeira vez que o tiro acidental de Alec Baldwin no ser ‘Rust’ é ironizado: Donald Trump Jr., filho do ex-presidente americano Donald Trump, decidiu colocar à venda uma camiseta com os dizeres “armas não matam pessoas; Alec Baldwin mata pessoas”.
Essa ação também foi bastante criticada. “Você não tem nenhuma dignidade?”, questionou uma usuária do Instagram. “Seu ignorante repulsivo, você esqueceu que uma mãe de família morreu?”, questionou outra pessoa.

Baldwin matou Halyna Hutchins por acidente durante um ensaio para uma cena de tiroteio em ‘Rust’. Ele disparou um revólver acreditando que se tratava de uma “arma fria” – uma pistola sem projéteis de verdade e segura para encenações. A arma havia sido checada pelo diretor assistente do filme, David Halls, e pela armeira-chefe, Hannah Gutierrez-Reed.
A polícia já encontrou uma bala real de chumbo no local onde o acidente ocorreu, e segue investigando o caso.