Coragem, força e oportunidade. Estas foram as palavras de ordem da roda de conversa “Empoderamento feminino e o sistema penitenciário paraense”, dentro do evento intitulado “Papo com Elas”, realizado na manhã desta quarta-feira (16), pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP). O encontro marcou o encerramento da Semana da Mulher da SEAP, dedicada às servidoras e internas do sistema penitenciário paraense, e reuniu centenas de policiais penais e demais colaboradoras da Secretaria, no Centro de Treinamentos de Instruções Especializadas (CIESP), que fica dentro do Complexo Penitenciário de Americano, em Santa Izabel do Pará.
Para debater o tema, a SEAP convidou as professoras universitárias da área do Direito Eva Franco e Eulina Ribeiro, além da juíza do Tribunal de Justiça do Pará, Maria de Fátima Alves. Logo no início do evento, teve fala a policial penal Eslaine Almeida, gerente administrativa do Grupo de Ações Penitenciárias (GAP), considerado o grupo de elite da SEAP.
Eslaine falou sobre os diferentes papeis que a mulher exerce na sociedade e a importância de não desistir dos seus sonhos. “Sabemos que muitas de nós temos que ser mães, donas de casa e profissionais. Mas não podemos deixar as dificuldades serem maiores do que os nossos sonhos”, frisou. O secretário de Administração Penitenciária, Jarbas Vasconcelos, deu as boas vindas às convidadas e, junto com os demais diretores e gestores da SEAP, que lembrou os avanços alcançados nesta gestão em prol das mulheres que fazem parte do sistema penitenciário do Pará.
A população carcerária feminina, nos últimos três anos, foi reduzida em mais de 28%, graças às políticas de desencarceramento e ressocialização implantadas pela SEAP. “Hoje, todas as nossas unidades femininas estão com lotação adequada. Além disso, nós criamos a Unidade Materno Infantil, que é direcionada especificamente para mães e mulheres grávidas, o que, sem dúvida, traz muito mais conforto tanto para quem está dentro quanto para quem está fora do cárcere. É preciso que nós, homens, também tenhamos esse olhar sensível às causas importantes para as mulheres”, destacou.
Por Seap
Foto: Seap