Home BACANA NEWS IOEPA participa do lançamento de cartilha contra violência sexual infantil

IOEPA participa do lançamento de cartilha contra violência sexual infantil

IOEPA participa do lançamento de cartilha contra violência sexual infantil

Foto: Agência Pará

Com informações do IOEPA

“Uma campanha de esclarecimento e alerta para que o Estado do Pará saia posição de ser um dos que mais praticam a exploração de crianças e adolescentes”, ressaltou o presidente da Imprensa Oficial do Estado do Pará, Jorge Panzera, no lançamento oficial do Projeto “Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes é Crime!”, com a divulgação de cartilha, gibi e cartazes no início da noite desta segunda-feira (26), no estande da Ioepa, na 23ª Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia. A programação teve a presença de Alberto Campos, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Pará (OAB-PA), e Ricardo Melo, presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança da entidade.

Alberto Campos afirmou que o projeto é um passo importante na prevenção a esse tipo de crime. “Precisamos olhar aquela população do Marajó, que é a que mais sofre com o tráfico de pessoas e a exploração sexual infantil. A repercussão do projeto foi a melhor possível. Quando nós postamos nas redes sociais o lançamento da cartilha e do gibi, várias pessoas que têm acesso às mídias sociais começaram a perguntar quando nós iríamos para o Marajó, lembrando-nos que o arquipélago não é só Soure e Salvaterra. Todos pediram que façamos o lançamento pessoalmente. Certamente, nós da OAB, estaremos disponíveis para ir ao Marajó fazer isso”, disse ele.

O presidente da OAB-PA lembrou que uma das missões de sua gestão é interiorizar as ações da Ordem para toda a sociedade civil. “É um projeto feito com muito carinho. Um projeto muito bonito, e esperamos que alcance o maior número de pessoas possível”, frisou.

Ricardo Melo destacou a participação da Ioepa na impressão do material didático para as crianças e professores das cidades marajoaras de Portel, Curralinho e Breves, que serão atendidas inicialmente pelo projeto. “A previsão é irmos ao Marajó em setembro, em uma escola de cada um dos três municípios, e fazer a apresentação da discussão sobre violência sexual contra a criança e adolescente, de forma lúdica para as crianças com o gibi, e orientando os professores”, informou.

Jorge Panzera enfatizou que OAB, no Brasil e no Pará, é uma das principais organizações da sociedade civil, sempre envolvida em causas que defendem segmentos importantes. “A OAB sempre tem o olhar voltado para pensar o País, a democracia e a liberdade. No caso dessa parceria específica, a OAB do Pará se volta a atender uma área que é muito sensível em nosso Estado, e em especial na região do Marajó, que é o combate à exploração sexual de crianças e adolescentes. Esse é um projeto muito importante da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, pegando uma área que nos envergonha muito no Estado do Pará, que é ainda ter essa chaga. Da nossa parte, é uma contribuição com o que podemos humildemente oferecer, que são os nossos recursos da gráfica e editora da Ioepa, para imprimir os materiais dessa campanha”, ressaltou o presidente da Imprensa Oficial.

Serviço: O estande da IOEPA fica em frente à Arena Multivozes, na 23ª Feira Pan-Americana do Livro e das Multivozes, que prossegue até 1º de setembro, no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, das 10 às 21 h.