Instituto Nelson WIlians e UNESCO realizam programação especial sobre cidadania

Foto: Divulgação

O evento: “Diálogos Cidadaniar” tem como objetivo promover debates sobre educação, direitos humanos e cultura da legalidade. O projeto é idealizado entre as duas organizações.

No Dia Mundial da Justiça Social, 20 de fevereiro, o Instituto Nelson Wilians (INW), em cooperação com a UNESCO no Brasil, realiza o evento “Diálogos Cidadaniar: Educação para a Cidadania, Direitos Humanos e Cultura da Legalidade”. O encontro que acontece em São Paulo, no auditório do MASP, vai reunir especialistas, educadores e lideranças da sociedade civil para debater o papel da educação na formação cidadã e no fortalecimento do Estado de Direito.

A iniciativa abordará temas fundamentais como direitos humanos, democracia e cultura da legalidade, promovendo reflexões e propostas para ampliar o acesso ao conhecimento e fortalecer a participação social.

Para Anne Wilians, fundadora e diretora-presidente do Instituto Nelson Wilians, promover a justiça social é uma responsabilidade que exige compromisso, conhecimento e transformação e o Projeto Cidadaniar, reforça o propósito de democratizar oportunidades e fortalecer a cultura da legalidade, para que ninguém seja deixado para trás. “Acreditamos que educar para os direitos é o caminho para transformar vidas e construir uma sociedade mais justa e equitativa. E o instituto Nelson Wilians tem como princípio a universalização dos direitos humanos por meio da disseminação da cultura da legalidade. Não aceitamos que ninguém desconheça seus direitos e acreditamos no potencial transformador da cidadania”, afirma a presidente.

Segundo Marlova Jovchelovitch Noleto, Diretora e Representante da UNESCO no Brasil, a celebração do Dia Mundial da Justiça Social é uma data de grande relevância para a promoção da justiça e da igualdade no mundo e o evento convida as pessoas a refletir sobre o poder transformador da educação na formação de cidadãos globais cada vez mais conscientes sobre a importância dos direitos humanos. “Essa é a essência do Projeto Cidadaniar, uma iniciativa da UNESCO em parceria com o Instituto Nelson Wilians, que busca fortalecer a confiança nas instituições públicas e formar defensores da paz e da justiça, com base nos princípios da Educação para a Cidadania Global (ECG), incluindo a sustentabilidade, os direitos humanos e o respeito à diversidade”, ponta Jovchelovitch.

Destaques do evento

· Painéis com especialistas sobre o papel da educação na construção de sociedades mais justas e democráticas;
· Apresentação oficial dos Guias Cidadaniar, iniciativa que apoiará a educação para a cidadania e os direitos humanos. Teremos o lançamento e a publicação em abril;
· Troca de experiências entre acadêmicos, educadores e organizações da sociedade civil.