Inicia no Pará a 20ª Semana Nacional de Museus

A Secretaria de Estado de Cultura (Secult), por meio do Sistema Integrado de Museus e Memoriais (SIMM), abriu a programação da 20ª Semana Nacional de Museus com a exibição de três produções do padre, no auditório do Museu de Arte Sacra, na noite da segunda-feira (16). A mediação da Mostra Giovanni Gallo foi feita por Januário Guedes, diretor do Museu da Imagem e do Som (MIS), onde estão armazenadas as produções audiovisuais do padre.

Um grande expoente da museologia na Amazônia, o padre italiano Giovanni Gallo, não apenas reuniu peças históricas da cultura marajoara, como também registrou cenas do cotidiano da região em filmes gravados na década de 1970.

Na sequência, a abertura oficial do calendário contou com a conferência “O poder dos museus”, com participação de Janice Lima e Cássia da Rosa, diretora do Museu do Estado do Pará (MEP), e mediação de Sanchris Santos e Henriette Barros, diretoras da Casa das Onze Janelas e do Memorial Amazônico da Navegação, respectivamente. 

Durante a mesa de diálogo, foi debatido o papel estratégico dos museus como agentes transformadores da realidade social na atualidade. A programação, realizada anualmente em comemoração ao Dia Internacional dos Museus (18 de maio), segue até o dia 22 deste mês e será online e presencial, com entrada franca nos espaços do SIMM. 

Para participar virtualmente, basta se inscrever pelo formulário disponível no link e, segundo a organização, não há necessidade de inscrição prévia para as atividades presenciais. A temporada é coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), em parceria com instituições de todo o país. A programação completa pode ser acompanhada pelas plataformas digitais da Secretaria.

Foto:  Iego Rocha / Ascom Secult