Inicia distribuição gratuita de absorventes pela Farmácia Popular no Pará

Já começou a distribuição gratuita de absorventes pelo programa Farmácia Popular no Pará. No estado são 373 unidades credenciadas em 85 municípios.

Os dados são do Ministério da Saúde. O programa é direcionado para população em situação de vulnerabilidade social em mais de 31 mil unidades credenciadas em todo país.

De acordo com o Ministério da Saúde, a iniciativa integra as ações do Programa de Proteção e Promoção da Saúde e Dignidade Menstrual, já executadas em 2023.

O acesso pelo Farmácia Popular busca garantir o acesso à dignidade menstrual. A oferta é direcionada a estudantes da rede pública de baixa renda, pessoas em situação de rua ou em vulnerabilidade extrema.

A população recolhida em unidades do sistema prisional também será contemplada. O público-alvo do programa abrange 24 milhões de pessoas entre 10 e 49 anos em todas as regiões do país, de acordo com o Ministério.

As pessoas que se encaixam nos critérios já estabelecidos precisarão apresentar: um documento de identificação pessoal; uma autorização na farmácia credenciada. A autorização é emitida pelo aplicativo ‘Meu SUS Digital’– a nova versão do Conecte SUS já disponível para download.

Foto: Marcello Casal jr/Agência Brasil