Home BACANA NEWS Inclusão social é tema de palestra no Instituto Estadual Carlos Gomes

Inclusão social é tema de palestra no Instituto Estadual Carlos Gomes

Inclusão social é tema de palestra no Instituto Estadual Carlos Gomes

O Instituto Estadual Carlos Gomes (IECG) realizou nesta segunda-feira, 5, na sala Ettore Bosio, a primeira palestra da “Semana Pedagógica do IECG”, com a professora de alunos com necessidades educacionais especiais, Sheilla de Castro Abbud. O tema foi “Inclusão: de que estamos falando?”, e contou com a presença de professores do instituto, que aprenderam sobre procedimentos de inclusão e acessibilidade dentro da sala de aula.

Após a palestra, a professora Sheilla de Castro debateu com os profissionais do instituto a importância sobre os procedimentos de inclusão e comentou sobre os direitos da criança com necessidade especial. “A medida que os profissionais vão se apropriando sobre as informações dos modos de aprender e as possibilidades de ensinar de forma diferenciada para essa criança, a relação de ensino e aprendizagem vai se organizando de forma adequada, então é importante que tenhamos esse debate para que o professor saia sem nenhuma dúvida”.

A semana Pedagógica do IECG vai até a sexta-feira, 9, e vai contar com palestras sobre educação musical, saúde, inclusão e ensino. Pela tarde haverá duas palestras com os temas “Saúde do Músico: Prevenção de Lesões” e “Música, Surdez e Libras”.

A Semana Pedagógica tem o propósito de desenvolver a educação musical com práticas docentes que visem à saúde do músico, a inclusão de pessoas com deficiência e o ensino. O evento irá proporcionar um conhecimento indispensável para a realidade da educação, buscando o aperfeiçoamento das atividades desenvolvidas pelo instituto.

O evento é dedicado aos professores do IECG e pretende possibilitar ao docente um momento de reflexão, avaliação e mudança de sua pratica pedagógica para o ano de 2018.

A semana pedagógica é organizada em parceria com a Coordenadoria de Educação Especial da Secretaria de Estado de Educação, que é responsável por definir, implantar, coordenar, acompanhar e avaliar as políticas públicas para a Educação Especial no Estado do Pará.