Home BACANA NEWS Hospital Santa Rosa, em Abaetetuba, vai ser inaugurado em março

Hospital Santa Rosa, em Abaetetuba, vai ser inaugurado em março

Hospital Santa Rosa, em Abaetetuba, vai ser inaugurado em março

Foto: Marco Santos / Ag. Pará

Com informações da Agência Pará

No próximo dia 07 de março o Governo do Pará irá inaugurar o Hospital Regional do Baixo Tocantins – Santa Rosa. O hospital estava em reforma desde outubro de 2012 e agora abre às portas para ampliar os serviços de média e alta complexidade antes não oferecidos à população da Região de Saúde do Baixo Tocantins, como os de UTI e UCI, alcançando cerca de 740 mil habitantes de 11 municípios. 

Em dezembro de 2018, a antiga administração estadual havia oficializado as obras no hospital como concluídas, mas em janeiro do ano seguinte, assim que assumiu o mandato, o governador Helder Barbalho realizou uma visita técnica ao hospital e lá constatou que um poste havia sido deixado no bloco 1, onde fica o vestiário masculino, além de ter testemunhado outros problemas, como áreas de infiltração e falta de ligação de esgoto.

A construtora responsável pelas obras retirou o poste no dia 17 de maio de 2019. No mesmo mês, a retomada dos serviços foi viabilizada após acordo firmado entre a Sanecon, empresa responsável pelo projeto, e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Obras públicas (Sedop), intermediado pela Auditoria-Geral do Estado (AGE). Em julho, durante vistoria na unidade, técnicos da AGE comprovaram que todas as pendências haviam sido resolvidas. O hospital ocupa uma área de 5.878 m², comportando oito blocos com 97 leitos (72 operacionais, 10 de UTI adulto e 10 de UCI neonatal) e mais cinco salas para pré-parto, parto e pós-parto.

A unidade vai oferecer atendimento em urgência e emergência para obstetrícia durante 24 horas, com classificação de risco, e atenderá, mediante encaminhamento, pacientes que necessitarem de consultas e internações em clínica médica, obstetrícia, ginecologia, pediatria clínica e cirúrgica, clínica cirúrgica em traumatologia/ortopedia e urologia.

O hospital contará com serviços de apoio em Nutrição, Farmácia, Fisioterapia, Serviço Social, Psicologia e Fonoaudiologia. Os serviços de diagnóstico contarão com laboratório de análises clínicas e anatomia patológica, métodos gráficos, raio-x, ultrassonografia com Doppler, endoscopia digestiva, mamografia, eletro e ecocardiograma. A previsão é de que sejam realizadas cerca de 1,8 mil consultas médicas por mês; 500 consultas mensais com profissionais não médicos; 2,8 mil atendimentos ao mês no setor de urgência e emergência; 370 internações mensais, divididas por especialidades e algo em torno de 13.500 procedimentos por mês realizados pelos Serviços de Apoio à Diagnose e Terapia (SADT). 

Além de Abaetetuba, o Hospital Regional do Baixo Tocantins – Santa Rosa deve atender também pacientes oriundos de Cametá, Moju, Igarapé Miri, Baião, Mocajuba, Barcarena, Oeiras do Pará e Limoeiro do Ajuru. O investimento da Sespa foi de quase R$ 26 milhões, segundo o Fundo Estadual da Saúde (FES).