Hemopa altera funcionamento de coleta de sangue após aumento de servidores afastados por Covid-19 e gripe em Belém

Foto: Divulgação/Hemopa

A Fundação Hemopa divulgou que, a partir deste sábado (29), o horário de atendimento em unidades de Belém será alterado. O motivo é o aumento no número de servidores afastados por Covid-19 e influenza durante a 3ª onda da pandemia na capital.

O funcionamento de coleta de sangue na sede do hemocentro e nas unidades dos bairros Batista Campos e Castanheira será de segunda-feira à sábado, de 7h30 às 15h. Já na unidade de coleta que fica no shopping Pátio Belém, o atendimento será de 10h às 15h, de segunda à sexta-feira.

O Hemopa pede que, apesar das limitações por conta do cenário epidemiológico, pessoas potencialmente doadoras de sangue não deixem de efetivar a coleta de sangue, regularmente.

Para instituições públicas, privadas e grupos de amigos interessados em firmar parceria para doação de sangue com o projeto “Caravana Solidária”, o Hemopa oferece transporte para pequenos grupos de voluntários. Os interessados podem entrar em contato pelo fone: 32245048, de segunda a sábado de 8h às 15h.

Quem pode doar

A Fundação reforça que a doação de sangue é um procedimento simples e que não causa prejuízo ao organismo do doador voluntário.

Para doar, é preciso seguir os seguintes critérios:

  • Estar muito bem de saúde.
  • Ter entre 16 e 69 anos (menores de idade devem levar um responsável legal para autorizar a doação voluntária)
  • Pesar mais de 50kg
  • Apresentar documento de identificação oficial com foto, podendo ser RG, CNH, carteira de trabalho ou passaporte. Carteiras de meia passagem e xerox de documento não são aceitas.

Pessoas que tiveram Covid-19 precisam esperar 10 dias após a cura para doar sangue. Lembrando que a contagem começa a partir da recuperação completa da doença. Mesmo quem esteve assintomático e testou positivo para a Covid-19, deve esperar os 10 dias para voltar aos hemocentros.

Para quem teve contato com pessoas com o novo coronavírus, o ideal é esperar 7 dias após o último contato. Se a pessoa não apresentar nenhum sintoma, está liberada para fazer a doação com segurança.

O Hemopa orienta ainda que quem recebeu a vacina contra a Covid-19 deve esperar 7 dias após a aplicação do imunizante. Já quem se vacinou contra gripe, deve esperar 48h.

Por g1 Pará