Helder reafirma que Amazônia é preocupação cotidiana e urgente

O governador do Pará, Helder Barbalho, anfitrião ao lado do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, realizou um discurso histórico durante a solenidade de abertura da Cúpula da Amazônia – IV Reunião de Presidentes dos Estados Parte no Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), em Belém.

O chefe do Executivo estadual reconheceu os desafios na preservação do bioma amazônico e voltou a defender oportunidades de desenvolvimento socioeconômico sustentável. “O fato de estarmos reunidos por iniciativa do presidente Lula é testemunho da importância política, social, ambiental, econômica e diplomática da Amazônia”, disse.

“Aqui estamos para reafirmar ao mundo que a Amazônia é preocupação cotidiana, urgente e desafiadora de todos os que aqui vivem, se dedicam a esta região e ao seu povo”, informou o governador do estado. “Temos que combater o desmatamento, mas também temos que concretizar as promessas da bioeconomia”, continuou.

“Temos que proteger as povos indígenas e as comunidades tradicionais, mas também mobilizar seu conhecimento ancestral para conservar a biodiversidade, os rios e gerar soluções sintonizadas com a delicadeza exigida pela natureza; temos que coibir a exploração do homem pelo homem gerando educação, saúde, habitação, empregos e justiça social”.

“Responder a esses desafios demanda modernizar mapas mentais e conjugar ações que reúnam ações públicas e privadas”, ponderou. Ainda durante discurso aos chefes de Estado de países amazônicos, Helder Barbalho reafirmou que o mundo está diante de um desafio social e climático.

Ainda de acordo com Helder, necessitando erradicar a pobreza, mitigar e adaptar as emissões de gases de efeito estufa, e ainda garantir a transição para uma nova economia, baseada na floresta viva.

Foto: Marco Santos / Ag. Pará