Governo Federal e Governo do Pará comprarão ônibus do BRT Metropolitano

O Governo do Pará garantiu R$ 367 milhões para aquisição dos mais de 260 ônibus do sistema BRT Metropolitano, em solenidade de assinatura de contratos realizada no Palácio dos Despachos, em Belém.

O governador Helder Barbalho e o ministro das Cidades, Jader Filho, participaram da solenidade ao lado de outras autoridades. O investimento do governo federal é realizado por meio do Programa Pró-Transporte FGTS, com financiamento via Caixa Econômica.

O objetivo é melhorar a mobilidade urbana na RMB. O Estado está adquirindo, para operarem no sistema BRT Metropolitano, 265 veículos, dos quais 40 elétricos e 225 a diesel Euro 6, que emite menos poluição que o ônibus a diesel que hoje circula aqui.

Dezessete vezes menos. Em relação aos elétricos, eles são ônibus de baixo carbono, sem emissão de combustão a diesel. Em relação aos ônibus elétricos, junto com os ônibus, foram adquiridos 16 carregadores para fazer a energização dos veículos.

Desses 16, oito serão instalados no Terminal de Marituba e oito no Terminal de Ananindeua. Os 16 carregadores são fundamentais para que os ônibus, ao chegarem, possam ter seus pontos de recarga e rodarem no circuito do BRT.

Foto: Marco Santos / Ag. Pará