O Governo do Pará garantiu na tarde desta terça-feira (28) a construção da primeira etapa do campus da Universidade do Estado do Pará (Uepa) no município de Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém. A ordem de serviço foi assinada pelo governador Helder Barbalho, na presença do reitor da Uepa, Clay Chagas, e do prefeito de Ananindeua, Daniel Santos.
A obra, essencial para a expansão do ensino superior, foi definida pelo governador como o primeiro passo para que a área no bairro do Icuí se torne um polo educacional de referência na Região Metropolitana de Belém. “Aquilo que era a residência do governador poderia ter um uso absolutamente estratégico, dando a Ananindeua equipamentos públicos que pudessem agregar à cidade qualidade de vida para sua população”, destacou Helder Barbalho, que defende esse projeto desde quando era prefeito do município.
Segundo o governador, “essa área tinha que ser pensada estrategicamente para o futuro de Ananindeua. Nós tomamos a decisão, inclusive debatendo com o plano diretor da cidade, de que usaríamos para ser um grande polo de conhecimento para a Região Metropolitana de Belém porque não era correto um município de 500 mil habitantes não ter um equipamento de ensino técnico e superior”.
O reitor Clay Chagas destacou que 10% dos inscritos nos processos seletivos da Uepa são do município. “Ananindeua já merecia um campus, e isso gera uma proximidade muito grande dos cidadãos do município em relação à universidade. A gente vai na direção certa de aproximar a universidade da população”, ressaltou. Clay Chagas disse ainda que “muito nos orgulha estar aqui. Queremos agradecer ao empenho do governo e da prefeitura por nos ajudar a construir esse campus”.
Por Agência Pará
Foto: Rodrigo Pinheiro / Ag.Pará