Governo do Pará leva saúde, habitação e apoio aos povos indígenas

Melhorias habitacionais, educação, saúde e preservação da cultura foram os principais temas debatidos pelo governador Helder Barbalho durante o I Encontro do Povo Tenetehar, encerrado hoje, 9 de agosto (Dia Internacional dos Povos Indígenas), na aldeia indígena São Pedro, localizada no território do Município de Santa Luzia do Pará, nordeste paraense. 

Para a liderança indígena, Puyr Tembé, a participação de um representante do governo do Estado demonstra disposição ao diálogo para construção de uma sociedade melhor. “A gente fecha esse evento com a presença do governador que mostra a compreensão, a valorização e aprende também que a luta dos povos indígenas se faz necessária para a questão das mudanças climáticas”, pontuou a Tembé.

Helder Barbalho foi o único governador presente que foi convidado para participar do encontro que reuniu indígenas de três povos, sendo eles Tembé, Kaapor e Guajajara. Os dois últimos, naturais do Maranhão.  

Ao chegar na Aldeia, o chefe do executivo passou por um exame rápido de Covid-19 e, após o resultado negativo para o novo Coronavírus, Helder foi recebido com um ritual de boas vindas. Homens e mulheres indígenas cantaram e dançaram uma tradicional canção que representa o som do pássaro sagrado Haizan, símbolo de boas vindas. 

Durante o evento, o governante estadual ouviu as lideranças e destacou o apoio que o governo destina aos povos tradicionais. “Para ser governador de um Estado como o Pará é necessária a capacidade de ouvir, a capacidade de construir o diálogo. O nosso Estado, certamente, é um mosaico da amazônia. Nós somos diferentes dos outros estados. O Pará tem aqui, a maior comunidade indígena do Brasil e uma das maiores quilombolas do nosso país”, disse.

“A capacidade de dialogar com todos os atores é um desafio. Realizar o diálogo com os indígenas é um trabalho que faço com muito orgulho. É possível conciliar os interesses, a preservação da memória indígena e a ação de políticas pública  para o desenvolvimento. Nós podemos preservar as nossas diferenças e consolidar todos no mesmo habitat e a sociedade. Tenho buscado fazer que esse seja um Estado de Paz e de união, não de conflitos”, anunciou Helder Barbalho.

O governo do Estado apoiou o evento e levou ações concretas para o desenvolvimento dos povos. Kits de higiene bucal e cadeiras de roda foram entregues aos moradores. Além disso, 110 famílias de 9 diferentes aldeias foram contempladas com o “Sua Casa”. O programa habitacional estadual concede até R$ 21 mil para construção, reconstrução e ampliação de casas de famílias carentes.

Por Agência Pará

Foto:  Pedro Guerreiro / Ag. Pará