Governo do Pará entrega, em Igarapé-Açu, escritório da Emater e 144 títulos de terra

O município de Igarapé-Açu, no nordeste paraense, já conta com o escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) revitalizado, com estrutura para melhorar o atendimento oferecido a 419 famílias produtoras. O novo escritório foi entregue pelo governador Helder Barbalho nesta sexta-feira (24), em extensa agenda de trabalho na região. Na mesma programação, o Instituto de Terras do Pará (Iterpa) entregou 144 títulos a famílias de 17 comunidades.

“Devemos festejar o dia de hoje, de grandes conquistas para o município. A grande vocação deste município é agrícola. Com isso foram entregues 144 títulos de terra e o escritório reformado da Emater em Igarapé-Açu. Parabéns aos agricultores familiares. Essas conquistas demonstram a importância da parceria pela população”, afirmou o governador Helder Barbalho.

As obras de recuperação do prédio da Emater no município, iniciadas em novembro de 2020, incluíram serviços de pintura, troca e manutenção de forros e pisos, instalação de revestimento em banheiros, troca de telhado e construção de calçadas, além da instalação de dois aparelhos de ar-condicionado e mobiliário.

“É importante ter esse ambiente adequado, que garante conforto tanto aos nossos colaboradores quanto ao nosso público, que busca assistência técnica e se sente bem acolhido”, ressaltou a titular da Emater, Lana Roberta Reis.

Apoio fundamental – Aos 56 anos, Tomires Athayde, natural de Igarapé-Açu, cria galinha caipira e cultiva hortaliças e frutíferas, principalmente banana, carro-chefe de sua produção no Sítio Agroecológico Tolú, no KM-02 da Rodovia PA-320. “Na propriedade, eu e minha família (seis pessoas), trabalhamos com banana, cacau, macaxeira, pupunha, coco e abacaxi, além de hortaliças e criação de galinha caipira. O apoio da equipe da Emater de Igarapé-Açu é fundamental para nós, pois com assistência este ano comercializamos 3 mil quilos de banana para os programas de Alimentação Escolar (Pnae), e de Aquisição de Alimentos (PAA). Também vendemos nossa produção no mercado de Castanhal”, contou o produtor rural.

Por Agência Pará

Foto: Veloso Junior /Emater