Em agenda na cidade de Nova Iorque, nos Estado Unidos, o governador Helder Barbalho afirmou que a estratégia do Governo do Pará para desenvolvimento socioeconômico do Estado passa pela utilização do potencial ofertado pela economia verde. Foi durante sua participação nos eventos do BTG Pactual – Brazil & The World Economy New York 2024 e Summit Valor Econômico Brasil – USA.
O governador paraense apresentou a prioridade do Estado e ainda contextualizou que historicamente “o Pará tem uma vocação mineraria protagonista, sendo um forte contribuidor na estratégia alimentar do país com pecuária forte e agricultura” que, conforme destacou o chefe do Executivo Estadual, “avança em escalas de produção”. Helder também reforçou que “é necessário a contração de uma nova economia verde para o Estado do Pará”.
“Com 75% do seu território em floresta nativa, apostamos que é viável a construção de uma nova economia verde para o Estado do Pará. Decidimos avançar na preservação do bioma avançar com políticas públicas para agregar valor à floresta amazônica de tal modo que possamos fazer com que floresta viva possa valer mais do que a floresta morta e com isto, garantir o cuidado aos povos da Amazônia”, explicou Helder Barbalho.
O governador detalhou ainda que a primeira medida do Estado foi combater a ilegalidade ambiental, estruturando a máquina pública e avançando em ações para reduzir desmatamento. “O Pará, hoje, é o Estado que apresenta a maior redução de desmatamento entre todos do Brasil. Portanto, comprometido com a agenda de redução do desmatamento, redução de emissões para que possamos zerar o desmatamento no nosso país”, cravou Helder.
Como estratégia para agregar valor à floresta, Helder Barbalho mencionou que entre as medidas adotadas pelo Estado, está a criação o Plano Estadual de Bioeconomia do Estado que, segundo reforçou o governador paraense, “já transforma realidades, através do investimento em inovação e conhecimento, em tecnologia associado com saberes e valores ancestrais”.
Foto: Agência Pará