Governo do Pará anuncia investimentos para Tucuruí

O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop), firmou na tarde desta quinta-feira (10) um convênio para viabilizar obras de reconstrução, ampliação e urbanização da Feira Municipal de Tucuruí, município do sudeste paraense. A assinatura do convênio contou com as presenças do governador Helder Barbalho e do secretário adjunto da Sedop, Arnaldo Dopazo.

O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), e as prefeituras de Novo Repartimento, Goianésia do Pará, Breu Branco e Tucuruí também assinaram um Protocolo de Intenções que visa apoiar ações do Programa “Territórios Sustentáveis” (TS), que integra o Plano Estadual Amazônia Agora. O ato fez parte da agenda do governador Helder Barbalho no município de Tucuruí, no Sudeste do Pará.

As ações previstas no Protocolo estão voltadas ao fomento e apoio à assistência técnica aos produtores rurais desses municípios, com adesão ao Programa “Territórios Sustentáveis”. A iniciativa faz parte da expansão do TS, que oferece alternativas para transição do modelo produtivo em áreas atingidas pelo desmatamento. Com ações integradas, o Estado e seus parceiros viabilizam aos produtores rurais vários benefícios, como fomento produtivo sustentável e regularização ambiental, zoofitossanitária e fundiária.

Também as famílias carentes de Tucuruí, região do Lago da Usina, receberam um montante superior a 1 milhão e 600 mil reais. O recurso investido foi repassado a 600 moradores por meio dos programas “Sua Casa” e “Recomeçar”. A iniciativa teve como objetivo melhorar a situação dos mais necessitados que foram impactados pelas cheias dos rios na região. Cestas com alimentos também foram disponibilizadas.

O governador Helder Barbalho realizou as entregas dos cheques e dos alimentos. O evento de entrega foi realizado no ginásio municipal da cidade, onde o chefe do Executivo Estadual destacou a importância da assistência aos mais necessitados. 

Por Agência Pará

Foto: Marcelo Seabra / Ag.Para