Governo do Estado realiza clássico RE-PA gamer na nova arena do Mangueirão 

Foto: Marco Santos / Ag. Pará

Nesta quarta-feira (10), o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), realizou o RE-PA do jogo Valorant, na Arena Gamer do Novo Mangueirão. O evento contou com a presença do Governador do Estado, Helder Barbalho e da vice-governadora Hana Ghassan, além de autoridades e público que foi prestigiar a competição. 

O Re-Pa Gamer é o primeiro evento na Arena Gamer, e recebeu as equipes de Remo e Paysandu E-Sports. O amistoso também contou com transmissão ao vivo por meio das plataformas Youtube e Twitch nos canais oficiais da Seel. O governador do estado, Helder Barbalho, aproveitou o momento para jogar uma partida na companhia dos clubes e destacou a importância do espaço no Novo Mangueirão.

“Nós pensamos em fazer uma arena gamer que possa utilizar de um espaço do Mangueirão para que aqui, de forma gratuita, todos possam ter a mesma oportunidade. Aqui poderão treinar, se divertir, competir… tudo em um espaço feito para aqueles que interagem no mundo eletrônico e que fazem do esporte eletrônico uma prática que deve ser reconhecida cada vez mais e incentivada a partir do respeito, da pluralidade dos desportos em todo o mundo, e no Pará não pode ser diferente”, enfatizou o governador do Estado, Helder Barbalho. 

Foto: Marco Santos / Ag. Pará

A disputa também foi exibida para o público na área externa da arena, onde teve uma área dedicada aos espectadores com telão e cadeiras. O estudante Adryan Lucas, torcedor do Paysandu, é jogador de Valorant e compareceu no local para assistir a partida. Ele, que não conhecia o Mangueirão, foi assistir o Re-Pa Gamer.

“É a minha primeira vez no Mangueirão, e esse evento é muito legal porque permite que os clubes possam abranger competições não só de futebol, mas de outras modalidade como o gamer, com o jogo Valorant, mas também tem Lol, Freefire, entre outros. O Mangueirão é muito bonito, é gigante, uma estrutura muito boa, maior do que eu imaginava quando via pela televisão”, enfatizou o estudante.

Torcedor do Remo, o universitário Hugo Barros, ressaltou a sensação de ver o seu time do coração em uma Re-Pa diferente do que é jogado em campo. “É uma sensação diferente, né? De tu ver que o teu time do coração também disputa um campeonato de videogame. Eu também gosto muito de jogar. Então é uma coisa que agrega, não ficando apenas no campo do futebol. Espero que daqui saiam bons frutos e jogadores bem qualificados”, disse. 

As equipes de Remo e Paysandu foram compostas por 5 jogadores titulares em formato MD5, e apesar do Remo ter saído na frente no início da partida, quem saiu vitorioso foi o Paysandu com o placar final de 3×1.  

O jogador do time do Paysandu, Marcos Paulo, conhecido como “Sync’, avaliou a Arena Gamer como um projeto efetivo do Governo do Estado. “Acho que a Arena Gamer é um projeto excelente, pois vai fazer algumas pessoas terem o primeiro contato com jogos e, possibilitar outras, a melhorarem seus talentos nos jogos, com isso, aumentando o número de competidores e fazendo campeonatos mais competitivos para região. Existem uns jogadores que a gente conhece que não precisou muito tempo jogando, alguns nem tinham PC em casa e já era melhor que grande parte dos jogadores que jogam aqui, então, é um projeto que tem tudo para dar certo e entregar a proposta na qual ele tem a entregar”, ressaltou. 

O coach da equipe de E-Sports do Clube do Remo, André de Almeida, falou da importância da Arena para o público gamer. “A Arena Gamer veio em um grande momento, pois ela consegue atender expectativas e agregará para o público gamer não somente um espaço para diversão e entretenimento, mas uma ferramenta importante para grandes oportunidades no mercado de trabalho, principalmente na área da tecnológica de desenvolvedores gamers” disse o coach.

FUNCIONAMENTO

O funcionamento será de forma totalmente gratuita, atendendo diariamente jovens e adultos que buscam se tornar cyberatletas profissionais ou se especializar em áreas como livestreaming, e-sports caster e também para treinos de equipes e utilização individual. O agendamento poderá ser feito a partir das 8h no dia 15 de julho de 2024, por meio do e-mail [email protected]. Equipes poderão agendar o espaço para utilização por três horas e competidores que desejam utilizar de forma individual, será disponibilizado o tempo de uso de duas horas. O funcionamento será de segunda a sexta de 8h às 16h.  

A ARENA GAMER

Com capacidade para receber até 18 competidores e 30 espectadores, a Arena Gamer é a primeira arena gamer pública da região norte do país. O espaço é totalmente climatizado e conta com computadores gamer de última geração, monitor gamer 144hz, periféricos gamers de alta performance, internet fibra óptica e cadeira gamer profissional, possibilitando um treinamento de alto nível para todos os participantes. Além disso, o espaço também conta com um lounge para descanso e um mini estúdio de transmissão, onde será ministrado o curso de livestreaming e transmissão das competições realizadas no local. 

Por Agência Pará