Home BACANA NEWS Governo destaca potencial do setor supermercadista na SuperNorte 2019

Governo destaca potencial do setor supermercadista na SuperNorte 2019

Governo destaca potencial do setor supermercadista na SuperNorte 2019

Foto: Marcelo Seabra / Ag.Pará

Por Agência Pará

O setor supermercadista é um dos maiores geradores de emprego no Pará, com cerca de 50 mil empregos diretos e 200 mil indiretos, sendo responsável, ainda, por 6,5% do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado. Todo esse potencial foi destacado pelo governador Helder Barbalho na noite desta quarta-feira (09), na abertura da 22ª Convenção de Supermercados e Fornecedores da Região Norte (SuperNorte 2019), no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém.

“Esses são números que mostram a envergadura do setor, a importância dessa atividade, e o Estado tem por obrigação construir um ambiente que fortaleça as locações e a vocação do comércio, que é absolutamente estratégico. Construir as condições para aqueles que queiram empreender possam fazê-lo, e que a população possa ter cada vez mais condições de consumir. Temos que agregar valor aqui”, afirmou Helder Barbalho, enfatizando o compromisso do governo em fomentar o desenvolvimento do setor.

O governador foi homenageado pela organização da SuperNorte com o título de Supermercadista Honorário, em reconhecimento ao incentivo do governo do Estado ao desenvolvendo da economia regional e à geração de emprego e renda, além do apoio ao setor supermercadista paraense.

Era digital – O tema desta edição da SuperNorte – “Conectividade: o supermercado em transformação” – é reflexo das mudanças no consumo impostas pelas novas tecnologias, que oferecem vários canais na hora de comprar. O evento também quer abordar os desafios impostos ao setor supermercadista e de autosserviço na era digital, a fim de apontar caminhos e estratégias que garantam a competitividade.

Segundo Helder Barbalho, além da geração de emprego, o setor movimenta a economia paraense em cada negociação, e ressaltou o papel do Estado em construir ambientes propícios ao crescimento desse ramo do comércio. “Nós estamos buscando construir os ambientes de negócios adequados para cada atividade econômica no Pará, para a fidelização daqueles que aqui já investem e também para impulsionar novos investimentos. Temos alguns desafios para que a nossa economia seja mais competitiva, para que o nosso produto possa chegar às gôndolas de maneira mais acessível para o nosso consumidor”, frisou o governador. 

O evento pretende, ainda, mostrar a força e o grau de amadurecimento do setor supermercadista, e estreitar relacionamentos, desde o pequeno ao grande empresário. “Mais importante são as pessoas que trabalham e atuam em torno deste segmento. E certo estou de que, cada vez mais, vamos trabalhar para fortalecer a atividade supermercadista e a atividade do comércio”, afirmou Helder Barbalho.

Realizada pela Associação Paraense de Supermercados (Aspas), a SuperNorte 2019 deve ultrapassar a marca dos R$ 35 milhões em negócios e receber cerca de 30 mil visitantes. O presidente da Aspas, Jorge Portugal, destacou a importância do evento para o setor e para a economia do Estado. “Este é o momento de reunir, fechar contratos e não apenas de estreitar laços. Vai muito além disso. É importante que todos aproveitem as oportunidades que hoje temos, e o apoio do governo ao nosso setor. Até porque é um dos setores que deixam o Pará em destaque no País, e nossa intenção é, cada vez mais, dar essa visibilidade”, disse o presidente.

Sustentabilidade – Com a presença de autoridades, empresários e executivos de multinacionais, a abertura oficial da SuperNorte 2019 também contou com a presença do presidente da Assembleia Legislativa do Pará, deputado Daniel Santos, que entregou ao governador Helder Barbalho, para sanção, o Projeto de Lei n° 221/2019, que prevê a extinção do uso de sacolas plásticas em supermercados.

“Como não poderia deixar de ser, nossas lojas têm se preocupado com a questão ambiental. Queria agradecer o apoio que a Aspas me deu. Esse projeto foi aprovado hoje na Alepa, por unanimidade, e agora vai para as mãos do governador”, informou Daniel Santos.

Também participaram da cerimônia de abertura o vice-governador do Estado, Lúcio Vale; o empresário Fernando Yamada, presidente do Conselho Consultivo da Abras (Associação Brasileira de Supermercados); o vice-prefeito de Belém, Orlando Reis, e o prefeito de Ananindeua, Manoel Pioneiro. Após a abertura, o governador e demais autoridades visitaram o pavilhão de exposições.

A SuperNorte 2019 é realizada no Hangar, de 09 a 11 de outubro (quarta a sexta-feira), e reúne, além da feira de negócios no pavilhão de exposições – com mais de 250 marcas de produtos, serviços e tecnologias -, palestras técnicas e palestra master.

PROGRAMAÇÃO DE QUINTA E SEXTA-FEIRA

Dia 10 de outubro

14 h – Palestra técnica com Paulo Caprina – “Qualidade de dados no varejo”; palestra técnica com Maick Costa e Gilton Paiva – “Finanças pessoal e empresarial” e palestra técnica com Paul Marcel – “Do PDV ao omnichannel”

15h30 – Palestra técnica com João Marcos Bibar – “Futuro dos negócios e do trabalho”

16 h – Palestra de Martha Gabriel – “Transformação digital de negócios”

18 às 23 h – Funcionamento da Feira de Produtos, Serviços e Tecnologias.

Dia 11 de outubro

14 h – Palestra técnica com Renato Cortez – “Varejo Mobile: marketing e vendas”; palestra técnica com Lorenzo Mangabeira – “Logística 4.0 aplicada ao varejo”, e palestra técnica com Yuri Kalchgruber – “Como reduzir custos com energia”

15h30 – Palestra técnica com Thiago Dias – “Meu mercado em casa”

16 h – Palestra de Pedro Calabrez – “A arte de viver a mudança”

18 às 23 h – Funcionamento da Feira de Produtos, Serviços e Tecnologias.