Na véspera da abertura da Assembleia-Geral das Nações Unidas, o ministro Jader Filho deu continuidade à sua agenda de compromissos com a delegação brasileira, participando do evento “Brasil em foco: mais verde e comprometido com o desenvolvimento sustentável”.
Trata-se de um evento promovido pela Confederação Nacional da Indústria e pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, na sede da Bolsa de Valores de Nova Iorque (NYSE). O painel “Descarbonização e Transição Energética – Oportunidades e Desafios”, que teve a participação do ministro, tem o objetivo de discutir o papel de planejamento, do financiamento, da infraestrutura na atração de investimentos para a descarbonização e a transição energética.
A jornalista Cleide Klock, foi a responsável pela moderação de evento, que também teve a participação do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, a diretora de Infraestrutura, Transição Energética e Mudança Climática do BNDES, Luciana Costa, e o vice-secretário do Departamento de Energia dos Estados Unidos, David Turk.
Respondendo ao questionamento da moderadora sobre como os planos nacionais de desenvolvimento dialogam com o setor privado para impulsionar as áreas temáticas do ministério em direção à maior sustentabilidade, o ministro iniciou falando sobre energia solar e o programa Minha Casa, Minha Vida.
“Lá atrás, desde que o Presidente Lula criou o programa em 2009, observamos que, em alguns estados brasileiros, a instalação de placas solares nos telhados das casas muitas vezes resultava na venda ou falta de manutenção, prejudicando sua eficácia”, disse. Com base nessa experiência e nas discussões sobre o tema, chegamos à conclusão de que seria melhor adquirir a energia diretamente das pessoas que produzem energia solar em fazendas pelo país.”
Foto: Ascom