Home BACANA NEWS Governo anuncia estudos para instalar campus da Uepa em Ananindeua

Governo anuncia estudos para instalar campus da Uepa em Ananindeua

Governo anuncia estudos para instalar campus da Uepa em Ananindeua

Foto: Marco Santos / Ag. Pará

Por Agência Pará

Já em 2020, o Governo do Pará começa os estudos para implantação de um campus da Universidade do Estado do Pará (Uepa) em Ananindeua, ampliando a oferta de ensino superior na Região Metropolitana de Belém. O anúncio foi feito pelo governador Helder Barbalho na tarde desta quinta-feira (12), durante a solenidade de entrega do novo prédio do campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) no município, que oferece mais comodidade e qualidade no ensino para centenas de estudantes.

Foto: Marco Santos / Ag. Pará

Segundo Helder Barbalho, um polo de ensino técnico e profissional qualifica a mão de obra na Região Metropolitana. O governador também adiantou que há planos para aumentar, ainda mais, a rede de ensino superior em Ananindeua. “Faço o pedido ao secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, Ariosto Antunes Culau, que leve até o Ministério, para conseguirmos implantar um campus da Universidade Federal do Pará (UFPA) em Ananindeua. Aproveito e anuncio que em 2020 começamos a articular o campus da Uepa, também no município”, disse Helder Barbalho.

Atualmente, o polo do IFPA em Ananindeua oferece três turmas de cursos integrados (ensino médio técnico) e cinco turmas de cursos subsequentes de Meio Ambiente, Informática e Segurança do Trabalho, totalizando 420 alunos.

Foto: Marco Santos / Ag. Pará

Para Deiverson Cordovil, concluinte do curso técnico em Segurança do Trabalho, o IFPA no município – o segundo mais populoso do Pará -, aumentou as oportunidades de formação de mão de obra qualificada. “É um grande ganho pra Ananindeua. Não existia esse tipo de curso no município, e nós tínhamos que nos deslocar até a capital”, ressaltou.

Trabalho conjunto – O Campus do IFPA em Ananindeua iniciou suas atividades como polo em 2010, por meio de um convênio articulado por Helder Barbalho, na época prefeito do município. O Campus foi instalado na área da antiga Granja Icuí, que foi residência oficial de governadores do Pará.

O reitor do IFPA, Claudio Alex Rocha, destacou a importância da mobilização conjunta, entre prefeitura e governo, para implantar o Instituto Federal em Ananindeua. “O Campus já estabelecido pode chegar até a 1.200 alunos. Queremos crescer ainda mais e ampliar as novas vagas para os estudantes. Tudo isso só foi possível graças às forças conjuntas”, frisou Claudio Alex Rocha.

Também participaram da solenidade o prefeito de Ananindeua, Manoel Pioneiro; o deputado Daniel Santos, presidente da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), outros parlamentares e autoridades do município.

Foto: Marco Santos / Ag. Pará