Foto: Reprodução/Getty Images
A atriz Gal Gadot confirmou que o diretor Joss Whedon ameaçou acabar com a carreira dela durante as filmagens de ‘Liga da Justiça’ (2017). A alegação inicial da ameaça feita pelo cineasta contra a intérprete da heroína Mulher-Maravilha havia sido exposta há alguns meses pelo ator Ray Fisher, intérprete do herói Ciborgue na mesma produção. Gadot agora confirmou o relato de seu colega de elenco em entrevista ao portal de notícias israelense N12.
“Ele meio que ameaçou a minha carreira, disse que eu seu fizesse uma coisa ele arruinaria minha carreira e aí eu fui lá e resolvi a situação”, afirmou a atriz, atualmente grávida de sua terceira filha, quando perguntada sobre o ocorrido.
A atriz não deu detalhes sobre as ameaças feitas pelo cineasta e nem expôs qual seria a “coisa” que o diretor não queria que ela fizesse. Apesar de solidária aos relatos de assédio moral feitos por Ray Fisher contra o diretor ao longo dos últimos anos, essa foi a primeira vez que a atriz expôs sua versão das ações de Whedon.
Há alguns meses, em matéria do site The Hollywood Reporter sobre as acusações crescentes de assédio contra Whedon nos sets de seus filmes e séries, Gadot havia compartilhado um breve depoimento afirmando: “Tive as minhas questões com ele e a Warner Bros lidou a tempo”.
As acusações de Fisher contra Whedon também dizem respeito a ocorridos no set de ‘Liga da Justiça’. Contratado para substituir o cineasta Zack Snyder, afastado do projeto após a morte de uma filha, Whedon foi acusado pelo ator de comportamento “repulsivo” e “inaceitável” durante as filmagens.
Whedon nega as acusações feitas pelos atores. No entanto, logo em seguida às denúncias, ele acabou afastado da direção e da produção de uma série criada por ele para a HBO, pertencente ao grupo Warner. Depois também vieram à público acusações semelhantes de assédio por parte de atrizes do elenco da série ‘Buffy’, criada e produzida por Whedon entre 1997 e 2003.
A atriz Michelle Trachtenberg revelou que existia uma regra imposta pelos produtores de ‘Buffy’ impedindo que a amiga Sarah Michelle Gellar ficasse sozinha com o diretor Joss Whedon no set da produção. Hoje aos 35 anos, Trachtenberg era uma adolescente quando contracenou com Gellar na série.
Trachtenberg expôs suas vivências com Whedon no set de ‘Buffy’ ao republicar no Instagram um post de Sarah Michelle Gellar afirmando que não quer ter mais seu nome ligado ao nome de Whedon e se solidarizando com as vítimas do cineasta.
Gellar escreveu: “Apesar do meu orgulho em ter meu nome associado a Buffy Summers, não quero nunca mais ser associada ao nome de Joss Whedon. Estou focada em cuidar da minha família e sobreviver à pandemia, então não voltarei a me posicionar sobre isso por enquanto. Mas estou com todos os sobreviventes de abusos e fico orgulhosa deles se posicionarem”.
Na legenda do post em que republica a mensagem da amiga, Trachtenberg contou a imposição feita pelos produtores de ‘Buffy’ para proteger a amiga de qualquer assédio ou tentativa de abuso de Whedon.
“Obrigada, Sarah Michelle Gellar por isso”, escreveu Trachtenberg. “Hoje tenho coragem como uma mulher de 35 anos… Compartilhar isso. Porque. Isso deve. Ser divulgado. Enquanto adolescente. Lidando com o comportamento não apropriado dele… Muito. Não. Apropriado. Então agora. As pessoas sabem. O que o Joss. Fez”.
Ela finalizou expondo a regra do set sem dar mais detalhes: “O meu último. Comentário sobre isso. Havia uma regra. Dizendo. Que ele não podia ficar sozinho com a Michelle”.
A atriz Charisma Carpenter, intérprete da personagem Cordelia em ‘Buffy’, também expôs a experiência dela com o diretor no set da série.
Charisma Carpenter escreveu no Twitter: “Ele atacou a minha personagem, fez piada das minhas crenças religiosas, me acusou de sabotar a série e depois me demitiu na temporada seguinte ao meu parto. Na época me senti indefesa e sozinha. Sem outra opção, engoli isso tudo e segui com a vida”.
Ray Fisher se solidarizou com Carpenter pelo Twitter. Ele a chamou de “uma das pessoas mais corajosas que conheço” e disse estar grato pelo relato dela. O ator escreveu: “Leiam a verdade dela. Compartilhem a verdade dela. A protejam a todos os custos”.