Home Fundador da Empiricus é condenado por fraude

Fundador da Empiricus é condenado por fraude

Fundador da Empiricus é condenado por fraude

Foto: Reprodução

Por Giovanna Suto, Infomoney

Marcos Eduardo Elias, gestor do extinto fundo Galleas e um dos fundadores da Empiricus Research, foi condenado pela Justiça Federal dos EUA a três anos e meio de prisão em regime fechado e mais três anos em liberdade condicional nesta sexta-feira (26).

Após passar um período preso em 2018, na Suíça, e de posteriormente ter sido extraditado para os EUA, Elias confessou o crime de conspiração contra instituições financeiras americanas em fevereiro deste ano – o que fez com que a pena fosse menos rígida. 

O gestor se apropriou ilegalmente de mais de US$ 750 mil pertencentes a instituições financeiras dos EUA usando falsificações de documentos de clientes brasileiros, como a de representante da rede de supermercados Zaffari, e uma empresa de fachada no Panamá. 

A pena por fraude eletrônica e falsidade ideológica poderia chegar a cinco anos de prisão.  

A quantia desviada foi depositada numa conta do banco de investimentos Jefferies. Para isso, Elias contou com a ajuda de Evandro dos Reis Jr., funcionário do banco na época do crime. Segundo o Valor, Reis cooperou com promotores sobre detalhes do esquema e ainda será julgado pelos mesmos crimes que o amigo.  

No julgamento de Elias, que aconteceu na última quinta-feira (25), o gestor afirmou que estava “arrependido, pediu desculpas e disse que só quer cumprir a pena para voltar para a família”, segundo o jornal. 

O Serviço de Imigração e Controle de Aduanas dos EUA  (ICE, na sigla em inglês)  requisitou a detenção e deportação de Elias por violar os termos do visto de residência. Ainda, ele deverá pagar mais de US$ 920 mil a título de compensação para a família dona da rede Zaffari.