Flávio Dino lança no Pará “Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania”

Ações estratégicas de políticas de segurança pública e cidadania, voltadas aos grupos vulneráveis, estão entre as prioridades do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci 2), lançado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), na Usina da Paz da Cabanagem, em Belém.

Na ocasião, em parceria com o Governo do Estado, foram entregues cerca de R$2 milhões em equipamentos, armamentos e viaturas para forças de segurança pública do Pará. Segundo o ministro Flávio Dino, a agenda realizada na Usina da Paz em Belém, materializa as parcerias e garante o reconhecimento da importância do projeto das Usinas da Paz.

Projeto este reconhecido e de referência nacional que realiza investimentos importantes na segurança pública. ”Estamos aqui estudando essa experiência do Pará como uma das referências para a definição de uma política nacional nos nossos territórios do Programa Nacional de Segurança com Cidadania. Conversei com pessoas que fazem esse projeto e vi o principal, que é a alegria e a emoção de transformar a vida das pessoas”, comentou o ministro.

Segundo o Flávio Dino, o governo federal vive o momento de fazer entrega de viaturas policiais, especialmente para servir no combate à violência contra a mulher, que é um desafio nacional.

“O primeiro eixo do Pronasci é exatamente o combate aos feminicídios e reforço a essas políticas que o governo do Estado já faz. Entregamos, além de viaturas aos policiais, armamentos e equipamentos para fortalecer o trabalho da segurança pública“, enfatizou Dino. A agenda foi marcada também pela entrega de 14 viaturas, para as Polícias Militar e Civil e Sistema Penitenciário.

Além de kits da Força Nacional, com pistolas taurus e Beretta, drones e outros itens de segurança, que também beneficiarão a Policia Científica do Estado. Na oportunidade, o governador do Estado, Helder Barbalho, enfatizou a satisfação de receber o ministro Flávio e destacou a demonstração de preocupação e prioridade por parte do Governo Federal para com o Estado do Pará. 

Foto: Marco Santos / Ag. Pará