Festival Sonido volta a ser presencial e abre espaço para artistas da Amazônia

Foto: Divulgação

O Festival Sonido – Música Instrumental & Experimental volta a ser realizado em Belém, nos dias 26, 27 e 28 de agosto, no Mercado de Carnes Francisco Bolonha, Complexo do Ver-o-Peso. A entrada é gratuita. A novidade este ano é uma edição também em Parauapebas.

O Festival Sonido é realizado desde 2015 na capital paraense e deixou de ser realizado presencialmente durante o período pandêmico. Em 2022, o evento retorna na 5ª edição, com três dias de evento gratuito.

A programação vai contar com oficina de musicalização infantil, ministrada pela musicista Ângela Rika, voltada para crianças da comunidade do bairro do Bengui, em Belém.

Artistas amazônidas têm espaço no festival

Um dos maiores mestres da música brasileira, o pianista acreano João Donato, prestes a comemorar 70 anos de carreira e referência internacional pela bossa-nova jazzística misturado ao samba, baião, hip-hop e funk, estará presente no festival.

A cena paraense tem espaço reservado no Sonido: Clube da Guitarrada, com os mestres Aldo Sena e Curica; Berra Boi com o guitarreiro Félix Robatto, em uma parceria inédita nos palcos.

Neste ano, o duo Marapuama se apresenta no palco do Festival ao lado da baixista Inesita. Já o trio Pirucaba Jazz “pulou” do line up do Festival irmão Se Rasgum (2011) para encontrar a violonista Melina Fôro. O novíssimo projeto Realce, que une os produtores e multi-instrumentistas Mateus Estrela e Leonardo Chaves, mistura música eletrônica com rock, num encontro com a também multi-instrumentista Raissa Tyger, que tocará guitarra nesta apresentação.

Inspirado no blues, tem a guitarra amazônica do projeto Puget Blues que reúne músicos da cena de Belém, e após 15 anos morando na Europa, Felipe Sequeira apresenta novo projeto, composto de um time de músicos da capital paraense para mostrar jazz e se reconectar com influências musicais amazônicas.

Artistas de outras regiões também estarão presentes. Entre as novidades, está a primeira banda instrumental negra LGBTQI+ com as baianas d’ As Panteras Negras; a surf music e a sonoridade dos 50 e 70 do quarteto dos gaúchos As Aventuras; e o rock psicodélico manauara do trio O Tronxo.

A Orquestra Brasileira de Música Jamaicana promete colocar todo mundo para dançar ao som de versões de grandes clássicos da música brasileira em ritmos jamaicanos criados nas décadas de 50 e 60.

Programação pós-Sonido

As festas afters do Festival Sonido já viraram tradição. Para abrir em grande estilo, no dia 25, acontece o Esquenta no Vinil, com entrada gratuita no Ná Figueiredo e com os DJs sets de Carol Morena, uma das organizadoras do festival baiano Radioca, e da dupla fundadora da produtora Se Rasgum: Renée Chalu e Marcelo Damaso e Gbandini.

Neste ano, as Sonido Parties acontecem na sexta (26) e no sábado (27), a partir das 22h, no Rebujo, com a live do duo Forró Red Light, que tem batidas eletrônicas como ponto de partida para ritmos tradicionais e dançantes da música brasileira, além do lançamento do novo trabalho do DJ produtor paraense STRR, o projeto solo de Mateus Estrela, de Luh Del Fuego, codinome de Luciana Simões, vinda direto de São Luís (MA), e de Damasound. Os ingressos estarão à venda no Sympla.

Musicalização infantil

A programação do 5º Festival Sonido conta com uma oficina de musicalização infantil ministrada pela musicista Ângela Rika. A oficina terá inscrições gratuitas e será realizada na Usina da Paz – Bengui, voltada para as crianças da comunidade. Inscrições devem ser divulgadas em breve nos canais de contato do festival.

Programação

Esquenta do Vinil
25 de agosto
A partir das 19h
Ná Figueiredo – R. Gentil Bittencourt, 449
Entrada gratuita

Sonido
Sexta-feira, 26 de agosto
A partir das 19h
Clube da Guitarrada + Mestre Aldo Sena + Mestre Curica
Berra boi + Félix Robatto
As Panteras Negras
Marapuama e Inesita

Sábado, 27 de agosto
A partir das 19h
Orquestra Brasileira de Música Jamaicana
O Tronxo
Felipe Sequeira
Realce + Rayssa Tiger

Domingo, 28 de agosto
A partir das 19h
João Donato e Trio
As Aventuras
Puget Blues
Pirucaba Jazz + Melina Fôro

Sonido Parties
26 e 27 de agosto
A partir das 22h
Rebujo – R. São Boaventura, 171 – Cidade Velha
Ingressos no Sympla

26 de agosto
Forró Red Light (DF)
Chico Corrêa (PB)
STRR (PA)

27 de agosto
DJ Jurássico (SP)
Damasound (PA)
Luh Del Fuego (MA)
Nat/Esquema

Serviço: 5º Festival Sonido
26, 27 e 28 de agosto – entrada gratuita
Belém, Mercado de Carnes Francisco Bolonha, Complexo do Ver-o-Peso
lotação sujeita à capacidade do Mercado

Por g1 Pará