O distrito de Mosqueiro, distante 70 km de Belém, será palco da segunda edição do Festival de Gastronomia das Ilhas, promovido pela Prefeitura de Belém, por meio da Companhia de Desenvolvimento Urbano de Belém (Codem), Coordenadoria Municipal de Turismo (Belémtur) e Universidade da Amazônia (Unama), com apoio da Agência Distrital.Entre os objetivos se destacam a retomada dos segmentos turístico e gastronômico em Mosqueiro, um dos mais impactados pela pandemia de covid-19 nos últimos dois anos.
O Festival será realizado nos dias 14 e 15 de maio envolvendo dezesseis estabelecimentos. As reuniões preparativas ao evento começaram no último dia 9 de março e vão se encerrar no dia 12 de abril, em Mosqueiro, na sede da agência distrital, com a participação dos permissionários das barracas de praias, restaurantes e bares da bucólica.
A proposta do festival ou circuito gastronômico é resgatar e fortalecer a identidade da região ribeirinha de Belém, além de manter em alta a reputação da culinária da capital paraense, dona do título de gastronomia criativa concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), em 2015. A primeira edição do evento foi realizada na ilha do Combu, em outubro do ano passado, com grande participação de público.
Em Mosqueiro, dezesseis estabelecimentos das regiões das praias de Farol, Chapéu Virado, Ariramba, Murubira, Paraíso, Marahú e Vila estão cadastrados à participação. Todo o circuito será roteirizado e identificado com material visual, incluindo os aventais dos participantes e os veículos das empresas que estiverem fazendo linha para bucólica.
O Festival de Gastronomia das Ilhas envolve também a capacitação dos participantes – por meio de workshops específicos. De acordo com a diretora de Turismo da Belémtur, Ana Santiago, as orientações vão desde o atendimento ao turista até as noções de primeiros socorros e combate a incêndio, boas práticas de proteção de meio ambiente, coleta de lixo e o curso de manipulador de alimentos.
As rodadas preparativas foram abertas no dia 9 de março com a palestra de Angela Sicilia, da Associação Brasileira de Bares (Abrasel).
Ela deu dicas importantes sobre criação de pratos com preços acessíveis e a organização de cozinha com uso da técnica francesa “Mise in Place”. No dia, 15, o Corpo de Bombeiros falou sobre noções de primeiros socorros e combate a incêndios.
A agenda seguiu nos dias 22 de março com workshop de manipulação de alimentos pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) e no dia 29 com preservação e sustentabilidade, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
Já para o dia 5 de abril, o tema do encontro preparativo será descarte e separação de lixo, realizado por técnicos da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan). O ciclo de palestras será encerrado dia 12 de abril com a palestra do gastrólogo Rodin Miranda, que falará sobre habilidades básicas de cozinha.
Por Agência Belém
Foto: Joyce Ferreira/Agência Belém