FCP incentiva cultura nas regionais por meio de pacote de editais

Foto: David Passinho /FCP

O Governo do Estado, por meio da Fundação Cultural do Pará, já lançou mais de nove editais voltados para diversas áreas da cultura. Estão previstos, pelo menos, mais seis certames para serem divulgados ainda esse ano. O pacote faz parte do programa #CulturaPará, lançado em dezembro de 2022.

O objetivo do pacote de editais é valorizar artistas do Estado, através do acesso às galerias de arte e aos espaços da Fundação Cultural do Pará. Serão exibidos mostras de dança, teatro e música, além de exposições de obras de pintura e artesanato. Os editais mais recentes foram voltados para projetos audiovisuais na Casa das Artes e no Cine Líbero Luxardo.

Os prêmios de Bibliotecas Comunitárias, Branco de Melo e FCP de Incentivo à Arte e à Cultura já encerraram suas inscrições no início do ano. O primeiro busca premiar propostas de modernização e qualificação de serviços em projetos de promoção de leitura no Estado do Pará. Os demais têm o objetivo de dar acesso aos espaços da Fundação para exposição de obras. 

Esse ano também já foi lançado o edital de Obras Literárias e de Não-Ficção, que divulgará 63 obras inéditas e escritas em língua portuguesa, como romances, dramaturgia, cultura popular e gastronomia. A Fundação também tem concurso para artistas iniciantes, o Prêmio Novos Contemporâneos, que reconhece e incentiva a produção artística emergente nas diferentes regiões da Amazônia Paraense.

Para os projetos audiovisuais, os principais editais são o Mergulho FCP 2023, com ocupação na Casa das Artes, e o 1º Festival de Cinema Açaí, que exibirá mostras no Cine Líbero Luxardo. Além desses, a Fundação já lançou certame voltado para pesquisa artística, o Prêmio FCP de Pesquisa e Experimentação Artística, o qual tem como objetivo incentivar a investigação e a experimentação artística inédita de práticas e poéticas contemporâneas existentes nas diferentes regiões do território da Amazônia paraense.

O Presidente da Fundação Cultural do Pará Thiago Miranda fez um convite ao público, destacando a importância dos editais. “Nós incentivamos e fomentamos a cultura nas doze regiões do Pará. Chegaremos a quinze editais até o fim deste ano e a gente convida a todos que quiserem participar a acompanharem nosso trabalho”, disse.

Todas as informações sobre os editais do pacote #CulturaPará podem ser encontrados no site da Fundação Cultural do Pará na aba de editais.  

Por Agência Pará