Facilitação do acesso a crédito é comemorada por microempreendedores do Pará

Recentemente, o presidente Lula sancionou, com vetos, uma lei que torna definitivo programas de repasse de dinheiro para microempreendedores e para pessoas de baixa renda que desejam iniciar no mercado. As empresas de pequeno porte do Pará consideram que a facilitação de empréstimo bancário para os negócios é uma oportunidade de crescimento e superação de crises.

A norma sancionada dá continuidade a quatro programas que haviam sido extintos, além de alterar mecanismos de crédito já existentes. Os programas foram extintos em agosto deste ano, devido ao fim do prazo de validade da Medida Provisória (MP) que os instituiu.

Trata-se do Acredita no Primeiro Passo, Procred 360, Desenrola Pequenos Negócio e Eco Invest Brasil. Todos são voltados para promover o desenvolvimento econômico da população. A lei sancionada por Lula também abrange o aprimoramento do Programa Emergencial de Acesso a Crédito (PEAC).

Nele, estão previstas mais de 200 mil operações projetadas. Com todos os cuidados necessários, essa é a chance de desenvolvimento visando a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas(COP 30), que será realizada em Belém em 2025.

O PEAC é destinado a microempreendedores individuais, microempresas, empresas de pequeno e médio porte, associações, fundações de direito privado e sociedades cooperativas, excetuadas as sociedades de crédito do Brasil.

Com informações do Portal Debate

Foto: FACIEG