Home BACANA NEWS Exposição no Aeroporto de Belém celebra Dia Mundial da Fotografia

Exposição no Aeroporto de Belém celebra Dia Mundial da Fotografia

Exposição no Aeroporto de Belém celebra Dia Mundial da Fotografia

Foto: Rivelino Castro

Por Enize Vidigal, OLiberal.com

No Dia Mundial da Fotografia, comemorado nesta segunda-feira, 19, o Aeroporto Internacional de Belém abre uma mostra fotográfica com imagens que retratam o cotidiano do próprio terminal. A exposição reúne 42 imagens de 30 fotógrafos amadores e profissionais que participaram do último Spotter Day, realizado no último mês de junho. A exposição fica aberta ao pública, com acesso gratuito, até o próximo dia 9 de setembro.

O Spotter Day é um dia especial em que a Infraero abre as portas do aeroporto para que os amantes da fotografia da aviação tenham acesso a áreas restritas, com destaque à pista de pouso, além da rotina aeroportuária. “Sou fotógrafa amadora, comecei há cinco anos, não me considero profissional. O evento foi extraordinário porque nunca imaginei que pudesse estar diante de um avião decolando e pousando bem perto de mim”, celebra Karla Reis, uma das participantes da mostra.

Flávio Contente também aprovou a experiência de fotografar os ambientes do aeroporto, desde o hall de entrada até os aviões pousando e decolando na pista. “É uma iniciativa muito interessante. Existe grupos de fotografias voltados para Spotter Day, que trabalham fotogrando aviação. Foi uma descoberta interessante. Essa exposição, incentiva e valoriza a fotografia, mas traz a oportunidade de conhecer um pouco esses bastidores do aeroporto.”

O fotógrafo Rivelino Castro, participou pela primeira vez do Spotter Day. “Entramos na pista para fotografar os aviões decolando e pousando. Percorremos a estrutura interna e externa do aeroporto para fazer as fotos”, descreve. 

Já a publicitária e fotógrafa Mariana Siqueira, destacou que nunca tinha se aproximado tanto de um avião. “Consegui chegar a qualidade que eu almejava, mas claro que ano que vem a gente pode e deve sempre tentar melhorar.”

Passageiros e usuários do aeroporto poderão conferir o acervo, gratuitamente, no saguão de desembarque doméstico.

Aeroporto

O Aeroporto Internacional de Belém recebe a média diária de 100 voôs comerciais regulares, distribuídos entre seis companhias aéreas que realizam os seguintes destinos: Guarulhos e Campinas (SP); Recife (PE); Brasília (DF); Macapá (AP); Altamira, Marabá e Santarém (PA); Rio de Janeiro (RJ); Confins (MG); Manaus (AM); Fortaleza (CE); São Luís (MA); Cuiabá (MT), assim como voôs diretos para a Europa, Estados Unidos, Suriname e Guiana Francesa.

Esse aeroporto tem capacidade de receber até 7,7 milhões de passageiros por ano, e no primeiro semestre de 2019, movimentou quase 1,7 milhão de viajantes, isto é, um aumento de 3,7% no fluxo em relação ao mesmo período de 2018, quando foram contabilizados 1,63 milhão de passageiros, segundo dados da Infraero.