Exportações do agro brasileiro caem em 2024 após 4 anos de alta

O faturamento das exportações do agronegócio do Brasil fechou o ano de 2024 com uma redução de 1,3% no valor em dólar, atingindo US$ 164,4 bilhões, de acordo com um estudo do Cepea da Universidade de São Paulo.

A avaliação foi feita com base em informações do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC) e da Secretaria de Comércio Exterior (Siscomex). A pesquisa indica que a diminuição no rendimento aconteceu após quatro anos seguidos de expansão das exportações do setor agropecuário do Brasil, no período de 2020 a 2023.

De acordo com o Cepea, a diminuição no faturamento em dólar se deveu à diminuição de 3% no volume de exportações, enquanto o preço médio anual dos produtos agrícolas exportados para o exterior aumentou 1,7% no mesmo intervalo de tempo.

Embora tenha havido uma queda em dólar, mesmo com a moeda apreciada, o faturamento em reais cresceu 4,6%, impulsionado pela desvalorização de 6% do real em relação ao dólar, já descontada a inflação do período.

A queda no volume total exportado foi principalmente impactada pela queda acentuada nas exportações de produtos do complexo soja (grão, farelo e óleo) e milho, que apresentaram uma queda conjunta de 28,8%. Estes produtos constituem uma parte considerável das exportações agropecuárias brasileiras.

Foto:  CNA/Wenderson Araujo/Trilux