Estudo aponta que jovens de 19 a 25 anos têm passado menos tempo nas redes sociais

Um estudo realizado com 600 pessoas publicado pela revista Dazed studio — chamado de The future of social media —, no fim de março, aponta que a geração Z tem adotado novos hábitos na internet. Pelo menos é o que indica.

O tempo de uso de aplicativos de mídia social tem reduzido entre os usuários na faixa etária de 19 e 25 anos. Essa mudança de comportamento já havia sido notada pela Pew Research Center — e inclusive com dados usados no estudo publicado na Dazed —, que mostra já desde 2019 os jovens dessa faixa etária com menos tempo de uso das mídias sociais.

A “virada de chave” para esses jovens pode estar relacionada a enantiodromia. O termo foi criado pelo filósofo Heráclito para explicar que uma grande força em uma direção gera uma força no sentido oposto.

A maioria dos jovens entrevistados no estudo falaram sobre a mudança de foco, principalmente da mudança de prioridades na vida, que se voltaram para a saúde física e mental, houve também o questionamento sobre o valor da integridade das mídias sociais e a exploração dos dados dos usuários.

O estudo publicado pela Dazed aborda em uma das conclusões, que essa faixa etária busca qualidade de informações ao invés de conteúdos superficiais.

“A Geração Z está buscando um envolvimento mais lento e consciente com informações. O conteúdo de alta qualidade que vale a pena gastar tempo está ganhando espaço com este grupo, aumentando a popularidade de formato de blogs e vídeo. As plataformas de vídeo curto estão expandindo as funcionalidades para acomodar conteúdo de formato mais longo, conforme o interesse continua a crescer”.

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil