Foto: Bianca Rocha
Para explorar e democratizar informações acerca da Amazônia, como o desmatamento e as características socioculturais da região, estudantes de jornalismo da Universidade Federal do Pará (UFPA) encontraram na internet o espaço para oferecer conteúdos sobre os temas de maneira didática, prática e acessível por meio do perfil ‘Ponto de Vista’.
O projeto busca falar sobre a Amazônia com a visão de quem a vive física, cultural e economicamente. “Estamos acostumados a ver outras regiões falando da gente. É importante nós mostrarmos o nosso ponto de vista, o nosso olhar, e as nossas vivências sobre a Amazônia, mesmo que no cotidiano urbano”, explicou Helando Fragoso, estudante e editor geral do projeto.
Para ele, a iniciativa também tem uma grande importância para o aprendizado da turma, que pode ter experiência prática da profissão e de ferramentas sociais da internet. “A gente não só aprende a teoria, mas já faz a prática, e sai da faculdade com os conhecimentos necessários para atuar melhor no mercado atual”, pontuou.
De acordo com a professora Claudiane Carvalho, que ministra a disciplina, os estudantes são protagonistas do projeto. Para ela, o maior objetivo é que o projeto transborde a disciplina, e se torne um meio de comunicação que mostre as implicações monstruosas do desmatamento pelo ponto de vista de quem vive na região amazônica.
“As decisões são baseadas na leitura dos textos de suporte, pesquisas e vivências da turma, valorizando o processo coletivo de construção de saberes.Embora já tenhamos um conjunto expressivo de processos e práticas incorporados ao lado profissional, o jornalismo digital ainda se trata de um território em construção. Isso é valioso para a experimentação de formatos e abordagens narrativas, ancoradas, claro, na apuração dos fatos”, reforçou Claudiane.