Alguns dos municípios mais afetados pela estiagem estão localizados na região do Baixo Amazonas, onde a Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) vem desenvolvendo uma série de serviços.
A Cosanpa realiza o monitoramento dos sistemas de captação e distribuição de água para garantir o atendimento à população. Durante o mês de setembro, pelo menos dois decretos dos governos Federal e Estadual, estabeleceram a situação de alerta para os impactos causados pelas altas temperaturas e estiagem em municípios paraenses.
O objetivo dos governos, nos decretos, é conter os impactos das queimadas e da redução dos níveis de água em reservatórios, rios e aquíferos, que geram prejuízos em atividades econômicas essenciais e na qualidade de vida da população. “Dos 52 municípios de atuação da Cosanpa, nove estão no Baixo Amazonas onde este período do ano sempre é impactante pelo rebaixamento natural dos rios”, disse o presidente da Cosanpa, José Fernando Gomes Junior.
“Por isso, já havíamos feitos reforços em tubulações das bases dos sistemas de captação e outros serviços necessários. Diante do cenário atual, essas medidas foram intensificadas e os resultados estão sendo acompanhados de perto por nossas equipes técnicas e diretorias”, continuou.
A dragagem na área de captação de água dos rios Trombetas e Tapajós, em Oriximiná e Itaituba, respectivamente, estão entre os últimos serviços realizados pela Cosanpa no Baixo Amazonas. Em Santarém, quatro sistemas de distribuição de água para os bairros da área central receberam serviços de manutenção e substituição de equipamentos.
Foto: Agência Pará