Leandro Machado, autor marajoara da cidade de Breves, no Pará, lançou recentemente seu livro intitulado “Kaapora”. O escritor é formado em Letras pela UFPA – CAMPUS MARAJÓ. Possui trabalhos literários publicados em revistas da USP, UFPA, UFRN, além de participações em antologias. Suas influências de escrita perpassam por diversos signos, como filosofia, cinema, heavy metal e literatura paraense.
O romance Kaapora narra a saga de uma família ribeirinha do Marajó, imersa num turbilhão de violência que se esconde no interior da quietude tropical. Uma teia de circunstâncias extremas vai unir as histórias de Izomar, Valdeci, Vânia, Josefa e Carvalho, revelando uma série de mazelas envolvendo sangue, abuso, política e indiferença no seio da Amazônia Marajoara.
Trata-se de uma narrativa vigorosa e impactante, uma grande estreia de um jovem autor paraense. “Desde o início, Leandro Gonçalves me surpreendeu com o seu amplo repertório de leitura, diga-se de passagem, o seu gosto pelo gênero fantástico, destacando-se entre os alunos da turma com um dos melhores trabalhos de conclusão de curso, que tive a honra de compor a banca examinadora em 2022”, avaliou a professora Danieli dos Santos Pimentel, da UFPA-Breves.
Foto: divulgação