Home BACANA NEWS Encontro da Unesco promove mostra de cinema com entrada franca em Belém

Encontro da Unesco promove mostra de cinema com entrada franca em Belém

Encontro da Unesco promove mostra de cinema com entrada franca em Belém

Foto: Ray Nonato/ O Liberal

Por G1 Pará

Capital criativa da América Latina neste mês de outubro, Belém recebe uma ampla programação cultural, da gastronomia, ao design, música e artesanato. O cinema ganha destaque nesta sexta-feira (4), de 14h às 16h, e sábado (5), a partir de 16h30, com a mostra de curtas que reúne filmes do Pará e de Santos (SP) na histórica sala de cinema do Olympia. A entrada é franca.

A mostra, que integra o Encontro Latino Americano de Cidades Criativas da Unesco, exibe ao público quatro curtas paraenses e dez produções de Santos – Cidade Criativa do Cinema no Brasil. O cineasta Dandi Queiroz, de Santos, participa de um bate-papo com o público, após a exibição dos filmes, no sábado (5).

Do Pará, serão exibidos os curtas Ópera Cabocla, de Adriano Barroso; Açaí com Jabá, de Alan Rodrigues, Marcos Daibes e Walério Duarte; Chama Verequete, de Rogério Parreira e Luiz Arnaldo; e Cadê o Verde que Estava Aqui, de Biratan Porto. “A programação trará filmes que falam da nossa terra, oportunizando aos participantes do evento que conheçam um pouco da nossa cultura por meio da sétima arte”, destaca a gerente do Cine Olympia, Nazaré Moraes, curadora das obras paraense que compõem a programação.

De Santos (SP), serão exibidos Super, de Ricardo Bueno; Árvore, de Fabiana Conway e Gabriella Drummond; Anamnese, de Daniela Yoshikawa, Mônica Donatelli e Pedro Maufera; Nome Provisório, de Bruno Arrivabene e Victor Alencar. O pequeno monstro, de Kauê Nunes e Nildo Ferreita; Feira Livre, de Dino Menezes; e 13 Maneiras de se rodar em terras caiçaras, do Coletivo Dose de Inspiração.

Haverá ainda uma mostra sobre a produção do cineasta Dandi Queiroz. Serão exibidos três curtas. “Tocando meu destino” (2015), documentário sobre o músico nordestino Lulinha Alencar, selecionado em várias mostras e festivais de norte ao sul do Brasil, premiado como melhor documentário categoria nacional – II Mostra Curta Pará – Belém, PA, Brasil, ano 2016. “Por ela” (2015), ficção premiada como melhor filme categoria ficção e menção honrosa no 1º.Festival Canedo de cinema – Goias (GO), em 2016. Por fim, “Pelo Nosso Olhar” (2018), resultado de uma residência artística em Busan, Cidade Criativa em Cinema da Coréia do Sul. Único selecionado do Brasil, Dandi produziu e dirigiu em 15 dias o curta com elenco e equipe coreanos.

A mostra integra o Encontro Latino Americano das Cidades Criativas, realizado em Belém de 3 a 5 de outubro. Promovido pela Prefeitura de Belém e pela Unesco, a programação vai oportunizar um intenso intercâmbio cultural entre especialistas culturais e chefs de cidades de países da América Latina.

Serão realizados vários eventos abertos ao público, entre eles visita guiada ao Mercado do Ver-o-Peso; Cooking Show, dinâmicas com chefs de cozinha, que será realizada na Praça da República. Além do Circuito Gastronômico, com aulas práticas de chefs locais e internacionais e shows musicais, na Praça dos Estivadores, nos dias 4 e 5 do mesmo mês. O evento contará, ainda, com exposição de design, artesanato, feirinha de Economia Criativa. E, para valorizar o cinema mais antigo de Brasil, o Cine Olímpia, a programação trará mostra de diversos filmes.

Serviço

Mostra de Curtas Pará/Santos, dias 4 e 5 de outubro, de 14h às 16h, no Cinema Olympia. Entrada franca.