Home BACANA NEWS Emater realiza monitoramento de produção de feijão manteiguinha em 3 municípios do oeste do Pará

Emater realiza monitoramento de produção de feijão manteiguinha em 3 municípios do oeste do Pará

Emater realiza monitoramento de produção de feijão manteiguinha em 3 municípios do oeste do Pará

Foto: Reprodução

Por Weldon Luciano, OESTADO.NET

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater) realiza entre os dias 1 e 7 de agosto, avaliação e monitoramento de unidades de produção do feijão manteiguinha em três municípios do oeste do Pará: Santarém, Mojuí dos Campos e Monte Alegre. A equipe técnica deve percorrer comunidades e orientar produtores com técnicas que facilitem o melhor aproveitamento da safra.

Desde 2013, a Emater vem atuando com inúmeras ações para incentivar o cultivo. A meta é multiplicar a semente dessa espécie de feijão, muito consumida na região há décadas, mas que estava quase extinta. O plantio tem sido desenvolvido no planalto santareno e em áreas de várzea, devido às condições e à fertilidade do solo, às proximidades do Rio Amazonas.

Grãos de cor creme, lisos e muito miúdos são as características do feijão manteiguinha, produzido tradicionalmente na região do Baixo Amazonas e que tem bastante aceitação na culinária clássica paraense, na preparação de saladas e como acompanhamento de peixes, sendo rico em ferro e zinco.