O Pará segue com reduções em crimes patrimoniais. Segundo os dados divulgados pela Secretaria Adjunta de Inteligência e Análise Criminal (Siac), vinculada à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), o mês de setembro de 2023 fechou com 23,04% de redução em roubos.
Isso, em relação ao mesmo mês de 2022. Em números absolutos, o mês de setembro de 2023 fechou com 3.538 casos de roubos no geral, sendo 1.059 ocorrências a menos se considerar o mesmo período de 2022.
Também na linha histórica dos últimos dez anos, setembro deste ano é o melhor mês dentre todos e o segundo melhor em 2023, ficando atrás apenas de fevereiro de 2023. Se comparado com setembro de 2010, décimo colocado do ranking, por exemplo, a redução para o primeiro colocado (setembro/2023) chega a 60,2%.
Os dados, afirma o secretário titular da Segup, Ualame Machado, são fruto da integração dos órgãos de segurança, do reforço de investimentos e do uso dos relatórios para elaborar estratégias mais assertivas. Os resultados positivos não se restringem apenas ao mês de setembro, mas também abrangem os primeiros nove meses de 2023.
Nesse período, uma queda de 20,49% nos crimes de roubo foi constatado no território paraense em relação ao mesmo período do ano anterior. O número de ocorrências reduziram 8.733 em números absolutos entre 2023 e 2022.
Foto: David Alves / Agência Pará