A operação “Oásis”, realizada pela Polícia Civil do Pará, por meio da Divisão Especializada em Meio Ambiente e Proteção Animal (Demapa), em parceria com fiscais da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Semas), iniciou em São Caetano de Odivelas.
Cerca de 18 jabutis e 2 papagaios nativos da fauna regional eram mantidos como atração turística de um balneário. Todos eles foram resgatados. No mesmo espaço, havia peixes não nativos da fauna local, entre eles, carpas e tilápias, além de pirarucus.
Os animais eram mantidos em piscinas naturais com ligação a um igarapé utilizado na irrigação das piscinas de banho. As espécies não nativas, quando inseridas no meio ambiente, podem ocasionar um grande desequilíbrio com a predação de animais nativos.
O balneário, que passa por uma reforma de ampliação, vem praticando desmatamento, poluição e desvio do leito do riacho, crimes que serão confirmados através de perícia científica. A multa somente pela posse dos animais silvestres resgatados, ultrapassa o valor de R$ 10 mil.
Foto: Agência Pará