Mário Faccin é o maior produtor individual de suínos do Brasil. Ele mora em Videira, no Oeste de Santa Catarina. Dono da agroindústria Master, o empresário tem atualmente 31,5 mil matrizes e uma produção anual de 938 mil animais. Do total, 11 mil vão para o mercado spot e o restante abastece a Sulita, marca de alimentos da Master, que processa 5 mil suínos por semana.
Trata-se da maior fazenda de porcos do Brasil. Antes de criar a Master, em 1994, o médico veterinário Mário Faccin trabalhou durante 23 anos na antiga Perdigão. Segundo ele, a empresa surgiu com a aquisição de uma unidade com 750 matrizes. Ao longo dos anos, as aquisições não pararam. Hoje, Faccin tem oito unidades em diferentes cidades de Santa Catarina e Goiás, além de um frigorífico, fábricas de ração e da sede administrativa.
A empresa tem cerca de 800 funcionários e quase 300 produtores integrados, que fazem creche e terminação. O transporte das cargas é terceirizado. Segundo Faccin, as parcerias construídas ao longo do tempo foram fundamentais para o crescimento da empresa.
“Quando se trabalha com um volume expressivo, não é possível ficar mudando de frigorífico todo o tempo. É perigoso. É necessário construir uma parceira de confiança, de longo prazo. Precisamos ter garantias”, afirma. Outra relação fundamental para empresa, conta Faccin, é com os produtores.
“Temos 270 produtores parceiros. Criamos um sistema que garante renda e taxa zero de inadimplência. Quando alguém nos procura querendo entrar no negócio, visitamos a propriedade, avaliamos todas as características físicas e ambientais, ajudamos com o banco, com o financiamento e, principalmente, criamos um planejamento financeiro para o produtor, para que a amortização da dívida seja cumprida. Até hoje nunca tivemos problemas”, revela.
Foto: divulgação