Cerca de 100 pessoas farão a limpeza e conservação da região de mangue localizada na Praia do Atalaia. A iniciativa faz parte da programação do “Festival de Verão Cultura Eco”, e será realizada no sábado (22), das 09 h às 14 h.
Trata-se de uma nova ação organizada pela Cultura Rede de Comunicação e Federação Paraense de Surf (Fepasurf), que movimentará ainda mais o município de Salinópolis, no nordeste do Estado.
Um dos municípios mais procurados no mês de julho no Pará, período do verão amazônico, Salinópolis, com suas praias oceânicas, registra movimento intenso de veranistas, e com isso um volume muito grande de lixo.
A iniciativa surge como alternativa para a preservação das áreas diretamente afetadas pelo descarte indevido de resíduos sólidos. Estarão envolvidos na 4ª edição do evento catadores de caranguejo, ribeirinhos, pescadores, membros de organizações não governamentais (ONGs).
Cooperativa de Reciclagem de Salinópolis (Coopresal), atletas de esportes radicais náuticos e as equipes do “Festival de Verão Cultura Eco”, promovido pela Cultura Rede de Comunicação desde o início deste mês no município. A ideia é recolher vidro, plástico, ferro e qualquer outro objeto.
O total do que for arrecadado será entregue a associações de catadores de lixo de Salinópolis, que darão um destino final e mais adequado ao lixo, além de gerar emprego e renda. O circuito da limpeza será de 4 km com área de abrangência, que vai desde a área do Igarapé da Roça, passando por baixo da ponte que dá acesso à Praia do Atalaia, onde tem uma comunidade de pescadores, e vai até a Casa das Pedras.
Para participar é necessário se inscrever até as 09 h no restaurante Mangue Beach, no Atalaia.
Foto: Agência Pará